Antivírus para empresas: qual escolher?

Antivirus para empresa

Tendo em vista os ataques de hackers que aparecem em manchetes com uma certa frequência, claro que fica a preocupação com relação aos dados corporativos, e a pergunta que não cala é: qual antivírus para empresas apresenta melhores resultados?

Investir em segurança da informação não carrega nenhum segredo, pois é algo essencial e corriqueiro, a fim de proteger a empresa contra possíveis ameaças virtuais. A instalação de antivírus é essencial para evitar roubo de informações, vazamento de dados, alterações de cadastros importantes dentre outros fatores.

Por isso, neste artigo você terá algumas dicas preciosas para escolher o melhor antivírus e aprimorar sua gestão. Acompanhe a leitura e confira!

Leve em conta as necessidades da empresa

Sem dúvida alguma, o primeiro fator a se levar em conta é o tipo de negócio que a empresa tem e, consequentemente, as necessidades mais urgentes para implantar uma estratégia de segurança. Uma pequena empresa, por exemplo, talvez não precise de um antivírus com inúmeros recursos de proteção, os quais não terão tanta utilidade assim, tendo em vista o volume de dados utilizados no dia a dia.

Observar esse detalhe é uma forma de colaborar com o orçamento definido, a fim de economizar dinheiro para utilizá-lo em outros fins. Conforme a urgência do seu negócio para ter uma proteção adicional é que a escolha do antivírus se torna essencial, principalmente se for uma empresa que lida com muitas informações pessoais.

Faça comparativos entre os antivírus

Se você já comprou algum smartphone em uma loja ou online, provavelmente teve que decidir a melhor opção de acordo com seu gosto e necessidades, não é mesmo? A situação é muito parecida em relação à escolha de um antivírus para empresas, isso porque o ideal é conhecer todos os diferenciais possíveis para não levar gato por lebre.

Então, independentemente se a sua opção é Kaspersky, BitDefender, Symantec, McAfee, AVG, dentre outros, filtre as notícias e os indicadores de desempenho mostrados nos relatórios e pesquisas da categoria. Uma boa forma de averiguar isso é acessar sites que disponibilizam testes dos principais antivírus do mundo, de modo a constatar qual performa melhor dentro de cada categoria avaliada.

Pesquise sobre a forma de instalação e configuração

Outro fator que pode influenciar bastante na hora de contratar um antivírus é o processo de instalação, especialmente quando se trata de um produto voltado para empresas, que dependem de uma boa gestão de tempo. No momento da análise das alternativas, foque naqueles softwares com o estilo de instalação mais fácil possível, afinal, o tempo gasto com isso pode ser empregado em outras tarefas.

A falta de conhecimento técnico e experiência dos analisas pode tornar o processo lento e fadado a erros diretamente relacionados com a má configuração do produto, gerando problemas maiores em um curto espaço de tempo. Portanto, a contratação de um serviço qualificado e especializado em segurança da informação é uma ótima pedida.

Confira a interface do software

A sensação de mexer em um determinado programa e, mesmo com um bom conhecimento de TI, não saber direito como utilizá-lo é mais comum do que se possa imaginar, mas pode ser remediado. Não há necessidade de escolher um antivírus com uma interface muito complicada, pois, assim como o tópico anterior retrata, isso pode tomar um tempo precioso da sua gestão.

A interface não precisa apresentar um trabalho árduo digno dos feitos de Hércules, mas algo simples e que entrega bons resultados de segurança, sem aparentar plug-ins ou funções escondidas. O design deve priorizar uma boa usabilidade em qualquer aparelho, deixando claro que a comunicação com o usuário deve ser a melhor possível para qualquer eventualidade.

Identifique o desempenho entregue

Por mais que você veja as notas atribuídas a cada antivírus corporativo, leia as recomendações e saiba das notícias da área. A melhor forma de averiguar se tudo o que você leu vale a pena mesmo é colocar isso em prática. Faça todo o processo de instalação e perceba como o programa se comporta nos primeiros minutos, pois isso pode definir bastante a respeito da eficiência dele.

Para que a sua empresa esteja protegida contra ransomwares, malwares, phishing e demais pragas virtuais, lembre-se de optar por aquele software que consegue realizar uma varredura completa em menos tempo, entregando o que há de melhor em termos de performance. Preste atenção para não adquirir algo que pese na máquina, evitando assim atrapalhar o desempenho de outros programas já instalados.

Opte por marcas confiáveis

Se você já recebeu algum contato no formato de um e-mail malicioso, com links duvidosos e informações não tão precisas sobre um determinado antivírus — dito como a solução dos seus problemas, pode ter certeza que “é cilada, Bino”. Quando se trata de contratar um programa que vai rodar em todos ou na maioria dos computadores da empresa, não adianta confiar em qualquer marca por aí.

Qualquer software que seja complexo demais de utilizar, que faça perguntas muito difíceis e exige tomadas de decisão irrelevantes não contribuem para a produtividade da empresa. Por isso, dê a preferência para marcas mais famosas, das quais você já tenha uma certa noção do potencial e fique mais à vontade de conferir a procedência da capacidade entregue.

Conte com a ajuda de especialistas

No entanto, se mesmo com todas essas dicas você ainda ficou com alguma “pulga atrás da orelha” e não sabe direito qual antivírus vale realmente a pena, então a melhor solução é contar com a expertise de profissionais que entendem mais sobre o assunto. Terceirizar suas escolhas não é algo ruim, muito pelo contrário, tendo em vista que abre espaço para direcionar suas ideias para outras necessidades da empresa.

Uma companhia que prevê soluções descomplicadas para controlar, gerenciar e monitorar continuamente o desempenho do ambiente de TI, permite que você tenha total sossego a respeito das decisões. Confiar em especialistas serve não somente para ter o melhor antivírus de acordo com as necessidades do seu negócio, mas prover maior agilidade para alcançar bons resultados em todos os setores.

Para concluirmos, ao pensar em antivírus para empresas, jamais se esqueça que tanto gratuitos quanto pagos tem suas particularidades, sendo que o tipo de máquina, o sistema operacional e o poder de consumo de dados podem impactar no desempenho.

Se você curtiu este texto e quer ficar por dentro de outras informações para otimizar os processos na empresa ainda hoje, aproveite que está por aqui e solicite um orçamento agora!

Mauricio Incelli
Mauricio Incelli
Diretor de TI na AIM7. Profissional com mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia e segurança da informação.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *