6 Motivos para usar uma solução antispam corporativa

O e-mail é a plataforma digital mais explorada pelos cibercriminosos para propagar ameaças e cometer golpes contra pessoas e empresas. De acordo com dados da Verizon, de cada 10 tentativas de infecção na internet usando vírus e outros tipos de malware, nove acontecem por meio de campanhas de e-mails maliciosos.

Com tantas questões e problemas envolvendo privacidade e segurança de dados, as empresas devem investir em uma solução avançada de antispam, a fim de garantir a segurança do seu tráfego de e-mails e dos seus dados. Desse modo, elas podem se prevenir contra diferentes tipos de ataques e ameaças, tais como spam, phishing e malware, incluindo ransomware, vírus e trojan. Com a ferramenta adequada, é possível adicionar uma nova camada de proteção às defesas tradicionais e impedir a entrada de spams e ameaças indesejadas.

Neste artigo, apresentaremos seis motivos para usar as novas soluções antispam, além de explicar como essas ferramentas aumentam a segurança das empresas.

Por que usar uma solução antispam e antiphishing?

  1. Definir políticas e regras de e-mail

Para que a sua empresa administre melhor o fluxo de e-mails e não seja vítima de golpes e fraudes, você precisa saber o que está acontecendo na sua rede e ter mecanismos de controle e segurança. Uma solução de antispam e antiphishing permite que você defina e crie regras de e-mail, bloqueando remetentes específicos e mensagens que contenham determinadas palavras-chaves.

  1. Bloquear ameaças como spam, phishing e engenharia social

Os tipos de ataque mais comuns atualmente são campanhas de spam, phishing e engenharia social, que costumam culminar em vazamentos de dados. Segundo um estudo da Microsoft, 54% dos líderes de segurança relataram um aumento nos ataques de phishing desde o início da pandemia. Ao usar uma solução antispam e antiphishing adequada, você garante mais proteção contra esses diferentes tipos de ataques.

  1. Evitar ataques de ransomware, trojan e outros malwares

De acordo com um relatório da Verizon, o uso de malware está presente em 17% dos casos de vazamentos de dados. Desse percentual, 27% envolvem o uso de ransomware, que é um dos tipos de malware mais temidos pelas empresas. A Europol, inclusive, aponta o ransomware como a principal ameaça do seu último relatório de cibersegurança.

A solução de antispam e antiphishing avançada é equipada com mecanismos avançados de detecção que são projetados para detectar e bloquear malwares de todos os tipos, como, por exemplo, ransomware, trojan e vírus.

  1. Bloquear ataques de BEC (Business Email Compromise)

Agora os cibercriminosos podem lançar um ataque de spear phishing de BEC (Business Email Compromise) ou “fraude de CEO”. Segundo relatório do FBI, o BEC é o golpe que tem causado mais prejuízos financeiros para empresas nos últimos anos.

Na fraude de CEO, os Phishers fingem ser o CEO de uma empresa ou outro executivo de alto escalão para extrair informações de pagamento ou outras informações privilegiadas dos funcionários. E o mais grave é que a defesa contra esse tipo de ataque de e-mail direcionado e avançado é muito difícil, a menos que os seus usuários sejam altamente treinados em Segurança da Informação.

Para detectar as ameaças de BEC ou Fraude do CEO, é preciso utilizar uma solução antispam avançada e sofisticada, com recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning.

  1. Estar em conformidade e adequado à LGPD

Com a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas têm sido mais cobradas em relação à privacidade e segurança de dados. A lei é bem clara quando pontua que as empresas precisam adotar métodos e ferramentas de proteção, a fim de garantir a integridade dos seus dados e informações.

Por se tratar de uma solução de segurança da informação, o antispam colabora com o processo de conformidade e adequação à LGPD. Desse modo, ele ajuda a manter os dados pessoais protegidos contra vazamentos e evita prejuízos com multas.

  1. Aumentar a produtividade da empresa

O lixo eletrônico, incluindo as mensagens maliciosas, está diretamente ligado à produtividade dentro da sua empresa. E-mails de spam, por exemplo, incomodam porque ocupam espaço na caixa de entrada e ainda demandam tempo e energia, o que afeta o desempenho do seu time.

Ao bloquear e-mails maliciosos e indesejados, uma solução antispam contribui para que os colaboradores das empresas não percam tempo com atividades desnecessárias e até mesmo perigosas. A solução de antispam e antiphishing permite que toda essa energia seja investida em atividades produtivas, beneficiando assim os funcionários e a própria empresa.

Requisitos para uma solução antispam segura e confiável

Para garantir a proteção dos dados das empresas, uma solução antispam corporativa precisa ter foco na segurança. Afinal, a maioria dos softwares básicos de antispam dificilmente vai além de filtros de e-mail e da proteção antivírus. Para ser a mais segura e confiável possível, a sua proteção de e-mail deve ter:

* Análise de e-mail em várias camadas, como blacklists e greylists;

* Filtragem heurística;

* Filtragem bayesiana (inteligência artificial);

* Antivírus;

* Anti-malware;

* Anti-DDoS;

* Proteção e segurança de IP;

* Proteção e segurança de URL;

* Proteção e segurança de anexos;

* Políticas e regras de controle.

Além desses fatores, uma solução antispam precisa ser flexível. Ela precisa suportar vários domínios, número ilimitado de usuários e administradores, administração em vários níveis e oferecer alta disponibilidade e desempenho.

O Gatefy Email Security (GES) é uma solução que protege a sua empresa contra diferentes tipos de ameaças de e-mail, como spam, phishing, ransomware, vírus, BEC (Business Email Compromise) e engenharia social.

A solução da Gatefy é compatível com vários provedores de e-mail, como Office 365, G Suite, Exchange e Zimbra. Na prática, ele adiciona uma camada avançada de proteção à sua linha de defesa, oferecendo um ótimo custo-benefício. Inclusive, em termos de preço, já que muitos concorrentes cobram em dólar.

Por se tratar de uma ferramenta de segurança e proteção de dados, a solução de antispam e antiphishing da Gatefy também ajuda a sua empresa a estar em conformidade com leis e regulamentações, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Se você estiver interessado em saber mais sobre a solução da Gatefy, entre em contato conosco. O nosso time altamente capacitado está preparado para entregar os melhores serviços e garantir o correto funcionamento das soluções no ambiente de rede da sua empresa.

Entre em contato conosco.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos