A importância da criptografia de disco para a segurança de dados

Hoje em dia, praticamente todas as empresas têm dados sensíveis, como listas de clientes, informações proprietárias e dados relacionados a vendas. A criptografia de disco pode ajudá-las a garantir a segurança desses dados, para que possam se manter em conformidade com as regulamentações de proteção de dados, como a LGPD.

A criptografia presente nos discos rígidos dos computadores, celulares e outros dispositivos evita que, no caso de perda ou furto desses aparelhos, outras pessoas possam ter acesso às informações armazenadas neles.

Além disso, você pode usar a criptografia para proteger arquivos específicos em suas máquinas ou disponíveis na rede, deixando-os acessíveis somente para quem tiver a chave para acessá-los. Desse modo, o seu sistema fica mais protegido conta invasões de hackers e o vazamento de informações.

Mas como a criptografia funciona?

A criptografia pode ser entendida como um processo de cifragem, no qual dados abertos são transformados em dados fechados e codificados, com o intuito de dificultar acessos indevidos às informações de uma organização. Desse modo, ela cria códigos ilegíveis que não podem ser decifrados facilmente por pessoas não autorizadas, garantindo a segurança de itens individuais como arquivos, pastas, mídias removíveis e e-mails.

A criptografia de disco pode ser usada para criptografar conjuntos de discos existentes ou conjuntos de discos independentes. Ela protege dados contra várias ameaças diferentes:

  • a transmissão de dados para e a partir da unidade de disco (importante em um ambiente SAN)
  • a transmissão de dados no ambiente de espelhamento entre sites, quando os dados espelhados estão em um conjunto de discos independente criptografado
  • no caso de roubo da unidade de disco

Caso queira proteger os dados em seu dispositivo local, você pode optar por criptografar somente alguns arquivos importantes ou codificar tudo no computador. Geralmente, é mais fácil e seguro utilizar a criptografia de disco completa do que administrar individualmente apenas alguns arquivos criptografados.

Além disso, com a solução adequada, também é possível gerenciar toda a criptografia de dados em sua rede a partir de um console local ou baseado na nuvem. O gerenciamento remoto simplifica as obrigações administrativas, economizando tempo e eliminando a necessidade de conexões de entrada arriscadas. Desse modo, tanto dados fixos, documentos da empresa ou arquivos remotos podem ser devidamente criptografados e inspecionados.

Entenda por que a criptografia é importante para a sua empresa

Muita gente ainda pensa que sofrer ataques de hackers é um risco exclusivo das grandes organizações. Porém, hoje em dia, as pequenas e médias empresas são justamente as vítimas mais comuns, justamente por não se preocuparem tanto com as políticas de segurança. Por isso, elas também precisam contar com proteção contínua no armazenamento de dados, no compartilhamento de informações ou no controle das conexões.

A segurança dos negócios depende da qualidade do suporte técnico e da infraestrutura de rede. Para aumentar a segurança e evitar o vazamento de dados, é importante recorrer a soluções escaláveis e com uma boa relação de custo-benefício, como recursos de criptografia e Data Loss Prevention (DLP). Essa estrutura permite a defesa das informações com muito mais velocidade e objetividade.

O controle do armazenamento e compartilhamento de dados sensíveis demanda um grau maior de acompanhamento e proteção. A criptografia atua nesse fluxo de comunicação por intermédio de uma análise precisa em arquivos e pastas (FLE), assim como no disco (FDE). Desse modo, ela é capaz de detectar com exatidão todo e qualquer acesso não autorizado ou suspeito.

Além disso, o gerenciamento das estações de trabalho e dos bancos de dados, quando criptografados, apresenta um modelo de controle mais rígido e maduro. Para acelerar o desempenho, o Padrão de Criptografia Avançada (AES) fornece uma linha de análise programada e personalizada, selecionando dados para criptografá-los automaticamente.

A criptografia possibilita assim a proteção de dados sensíveis e documentos confidenciais, seja o projeto de um novo produto, acordos judiciais ou documentos de fusão/aquisição. Além disso, ela evita o acesso indevido a informações sigilosas guardadas no ambiente de rede das empresas.

Quer saber mais sobre como funciona a criptografia e quais são os seus benefícios? Leia este artigo no site da AIM7.

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

Soluções EDR e XDR aumentam a segurança dos endpoints

Segundo uma pesquisa da Kaspersky, cerca de 40% das médias e grandes empresas não têm informações suficientes sobre as ameaças complexas que enfrentam. Esses incidentes podem interromper processos essenciais aos negócios, prejudicando a produtividade e aumentando os custos operacionais.
Saiba como EDR e XDR podem ajudar.