Benefícios da notarização de arquivos e da assinatura digital

Com o apoio das novas tecnologias, o meio digital torna-se comprovadamente seguro para gerir documentos importantes. Além disso, ele se mostra muito mais ágil e prático, permitindo assinar documentos digitalmente, imprimir, enviar fisicamente para os signatários, receber de volta, armazenar em arquivos e zelar pela integridade desses documentos.

Algumas pessoas ainda duvidam da confiabilidade de documentos e assinaturas digitais. Porém, a verdade é que fraudes, erros e perdas de informação são mais frequentes nos casos de documentos físicos, afinal, eles estão suscetíveis a falhas humanas, extravios, modificações, acesso indevido, entre outros fatores que colocam em risco a integridade dos mais diversos tipos de documentos.

 

Saiba como funcionam os recursos de autenticação eletrônica

Notarização de arquivos

Permite que os clientes notarizem arquivos de qualquer tipo por meio de um console da Web ou API, gerando um certificado que fornece provas publicamente verificáveis de data / hora, integridade e autenticidade.

A notarização possibilita que você prove que um arquivo é autêntico e que não sofreu alterações desde o backup. Ela pode ser ativada ao fazer backup de arquivos de documentos legais e de outros arquivos que exigem prova de autenticidade.

Assinatura eletrônica de documentos

Trata-se de um serviço baseado em blockchain para notarização de arquivos, assinatura eletrônica e verificação, para empresas de qualquer tamanho. Projetado exclusivamente para provedores de serviços, permite que seus clientes garantam a integridade de seus dados críticos para os negócios, enquanto obtêm transparência regulatória e diminuem os riscos à segurança, além de tornar o processo extremamente mais rápido, já que evita o trânsito de papéis de um lado para o outro

Clientes e partes solicitadas assinam eletronicamente documentos (por meio de um console da Web ou API). Ou seja, em vez de imprimir e assinar um arquivo em papel, você assina arquivos eletronicamente por meio de um site.

Um certificado contendo as assinaturas e outras informações, como datas, horários e endereços de email dos signatários, é criado. O certificado de assinatura é autenticado em um blockchain público, gerando provas publicamente verificáveis ​​de sua origem, data, autenticidade e integridade.

Depois que o documento ou arquivo assinado é autenticado em cartório, os clientes podem verificá-lo a partir de qualquer dispositivo em qualquer momento, diretamente a partir da interface do usuário ou manualmente, através do blockchain.

 

Entenda a importância desses recursos

Com certificado digital, a assinatura digital tem a mesma validade jurídica que a assinatura feita à caneta para 95% das transações, independentemente de esta última trazer ou não o carimbo de um cartório.

A única exceção é a documentação para compra e venda de imóveis, que exige escritura pública. No mais, documentos de locação, contratos de prestação de serviços, aditamentos, atestados médicos, prontuários e declarações podem ser confirmados online em poucos segundos.

Com apenas alguns cliques, os signatários podem assinar documentos e renovar contratos à distância com segurança, comodidade e validade jurídica, mesmo que estejam em áreas geográficas diferentes. Não somente a lei, como também a ampla jurisprudência dos tribunais ratifica essa questão.

Inclusive a própria administração pública foi a primeira a trocar o papel pelo certificado digital. Os usos potenciais comuns incluem registros de propriedade, documentos judiciais e arquivos de longo prazo, que podem estar sujeitos a auditorias legais ou fiscais.

Com a assinatura digital e a notarização de arquivos, você pode:

* Provar que um determinado documento está inalterado (ou alterado);

* Confirmar a criação de um trabalho criativo em uma certa data;

* Provar que um determinado documento legal existia na data que você alega;

* Confirmar que contas foram pagas no momento que você afirma que foram;

* Provar que certificações de produtos estão inalteradas.

Essa tecnologia traz muitas facilidades. Imagine um contrato de prestação de serviços entre duas empresas, representadas na forma de pessoas jurídicas (CNPJ). Para assiná-lo, seria necessário que pelo menos um colaborador de cada uma delas se deslocasse até um cartório, investindo tempo e energia nessa tarefa. Se as partes estivessem em cidades diferentes, o processo ficaria ainda mais demorado e caro.

Em um mundo cada vez mais conectado e com muitos serviços disponíveis na rede, esse tipo de atividade representa um esforço desnecessário e um gasto com baixo retorno para as empresas. Com a assinatura digital, é possível garantir a mesma segurança e validade jurídica de um documento autenticado em cartório a um arquivo eletrônico em PDF, DOC ou outros formatos.

 

A solução AIM7 Cyber Protect Cloud oferece cibersegurança inteligente com backup definitivo e recursos de notarização de arquivos e assinaturas eletrônicas.

Saiba mais!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos