Como funciona o Data Loss Prevention (DLP)

Os dados de sua empresa estão sempre sujeitos a vazamentos, seja em função de ataques virtuais, brechas ou falhas de segurança em sistemas ou condutas mal-intencionadas de colaboradores. Os vazamentos de dados podem prejudicar a reputação e causar grandes prejuízos financeiros para as empresas. Para evitar esses problemas, todos os dados críticos e confidenciais devem ser monitorados constantemente.

Uma pesquisa do IDC revelou que 80% das organizações sofreram pelo menos uma violação de dados na nuvem nos últimos 18 meses, e 43% delas relataram ter havido 10 ou mais violações de dados na nuvem.

Quando as empresas permitem que os funcionários tenham acesso irrestrito a seus dados confidenciais, isso geralmente causa problemas. Muitas vezes, a gestão não tem ideia de como esses dados são usados, onde são distribuídos ou quem tem acesso a eles. Porém, a prevenção contra a perda de dados é um desafio complicado. Por um lado, você precisa proteger os dados importantes, mas, por outro, precisa permitir que os seus usuários trabalhem com eles.

Para aumentar a segurança, é fundamental contar com ferramentas eficientes para proteger a integridade dos dados sensíveis, como o Data Loss Prevention (DLP). Neste artigo, vamos explicar como o DLP funciona e dar dicas para implementar essa solução corretamente em sua empresa.

Principais aplicações do Data Loss Prevention

O Data Loss Prevention (DLP) é uma ferramenta completa para prevenção de perda de dados e proteção contra ameaças internas, que ajuda a identificar riscos de segurança, gerenciar o fluxo de informações e aumentar a produtividade. Essa solução informa sobre incidentes de segurança com alertas instantâneos e relatórios personalizáveis e ainda pode facilitar a conformidade de sua empresa com as leis de proteção de dados.

O DLP ajuda a resolver problemas de vazamentos de dados importantes porque fornece informações sobre os usuários que trabalham com dados confidenciais, mostrando exatamente o que é feito com eles. Essa solução detecta e previne violações e impede a transferência ilícita de informações para fora da organização, criando um ambiente seguro em toda a empresa.

Para abordar as ameaças, o DLP usa monitoramento, filtragem, bloqueio e outros recursos de correção. Ele executa respostas com base em políticas de segurança e regras definidas para lidar com o risco de vazamentos acidentais ou a exposição de dados confidenciais fora dos canais autorizados.

Para otimizar o uso dessa solução, as empresas devem definir quais dados confidenciais elas desejam proteger e criar uma política de segurança. Esses dados podem ser, por exemplo, números de cartão de crédito, endereços de e-mail e números de seguro social, ou simplesmente uma lista de nomes em uma planilha.

Se um usuário tentar executar uma ação não autorizada, como copiar arquivos com dados sensíveis ou confidenciais para um dispositivo de armazenamento externo, o DLP impõe a correção da ação executada.

Mais do que uma ferramenta, essa solução envolve todo um processo de proteção de dados. Ela instrui os funcionários sobre quebras na política de segurança, protegendo os seus dados e evitando a destruição indesejada de dados confidenciais ou de identificação pessoal.

Como funciona a proteção de dados do DLP

Uma solução DLP permite uma análise completa do comportamento dos dados para detectar ameaças internas ainda mais cedo e responder antes mesmo que elas se transformem em incidentes.

O DLP transfere automaticamente os dados dos computadores da rede para um servidor ao se conectar a uma rede. Assim que é ativado, ele arrecada informações correspondentes ao serviço e aos terminais de cada funcionário e armazena esses dados em seus servidores. Uma vez que as áreas seguras para todos os dados protegidos tenham sido estabelecidas, o DLP verifica silenciosamente cada interação com esses arquivos.

O DLP realiza varredura dos dados em repouso e em movimento em tempo real, avalia esses dados em relação às definições de políticas de segurança existentes e identifica possíveis violações. Essa solução protege sistemas de e-mail e banco de dados, controla atividades de endpoints, filtra fluxos de dados em redes corporativas e monitora dados na nuvem.

No caso de alguma atividade suspeita, essa ferramenta impõe automaticamente ações de correção pré-definidas, como alertar usuários e administradores, colocar arquivos suspeitos em quarentena, criptografar dados ou bloquear o tráfego.

Com esses recursos, essa solução impede que dados confidenciais saiam de sua empresa, além de realizar auditorias de segurança para mostrar o que acontece com essas informações. Desse modo, as empresas podem avaliar todos os dados coletados e ajustar suas configurações de saída por meio de um painel de gerenciamento.

Em última análise, o DLP promove a segurança dos dados e impulsiona a responsabilidade dentro das empresas. Ela permite que as organizações rastreiem e analisem a movimentação deles, de modo a reduzir seu vazamento, aumentando a produtividade dos funcionários.

Benefícios de uma solução DLP

* Bloqueia o envio de dados pela internet: Uma das maneiras pelas quais os dados vazam das empresas é pela Internet. Funcionários podem enviar dados confidenciais por e-mail ou fazer upload deles em qualquer lugar na internet, deixando essas informações acessíveis a terceiros.

Uma ferramenta DLP impede que colaboradores enviem dados confidenciais usando a internet. Essa solução evita que arquivos importantes caiam nas mãos erradas, tanto dentro como fora da empresa, pois alerta os administradores quando detecta qualquer risco potencial e bloqueia seu envio.

* Monitora os dispositivos diversos: Os colaboradores costumam conectar muitos dispositivos em seus computadores onde costumam baixar documentos confidenciais.

A solução DLP determina quais dispositivos podem estar conectados pelos funcionários e se eles podem conter dados corporativos.

* Protege os dados de dispositivos móveis: Os seus dados também estão em perigo quando os funcionários viajam levando dispositivos móveis, como notebooks, celulares e pen drives. Esses dispositivos podem ser perdidos ou roubados, e os dados armazenados podem ser comprometidos.

Para evitar que essa situação ocorra, o DLP protege os dados confidenciais armazenados em dispositivos móveis de pessoas não autorizadas, fazendo com que os dados selecionados permaneçam criptografados e ilegíveis para terceiros.

* Protege mesmo dados impressos: Os colaboradores podem vazar dados confidenciais imprimindo-os, levando-os consigo ao saírem facilmente da empresa, e usar esses dados com más intenções.

O DLP previne que funcionários imprimam os seus dados confidenciais, impedindo que essas informações saiam da empresa mesmo em formato físico.

* Evita erros humanos: Até os melhores funcionários cometem erros e podem colocar a empresa em risco. Você pode instruí-los sobre a importância de proteger os dados sensíveis sem mudar a sua rotina de trabalho.

O DLP ajuda a detectar arquivos que contêm informações confidenciais e impede que eles saiam pela rede. Essa solução também pode bloquear transferências de dados confidenciais para unidades USB e outras mídias removíveis.

* Previne contra Engenharia Social: Essa ferramenta também é capaz de detectar ataques de Engenharia Social e tentativas de extorsão nos estágios iniciais dessas ameaças, o que ajuda a impedir que afetem a empresa.

Para implementar uma solução DLP com total eficiência, é recomendável contar com a ajuda de uma consultoria de TI especializada em cibersegurança. Uma assessoria consultiva pode ajudar a desenvolver uma estratégia de segurança para a sua empresa que inclua avaliações e testes de resiliência de infraestrutura e segurança.

A AIM7 tem como principal objetivo oferecer soluções de Segurança da Informação para empresas preocupadas em ter uma proteção de dados efetiva. Conte com a nossa consultoria e o nosso time altamente capacitado para entregar os melhores serviços e garantir o correto funcionamento das soluções no ambiente de rede da sua empresa.

Entre em contato conosco.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos