Conscientização de segurança da informação é fundamental para as empresas e seus colaboradores

Para criar uma postura de segurança cibernética corporativa forte, é necessária a educação sistemática de todos os funcionários relevantes. Afinal, cerca de 85% de todos os incidentes de cibersegurança envolvem um elemento de erro humano, segundo o Data Breach Investigations Report 2021, da Verizon.

Porém, quando a ganância dos cibercriminosos se encontra com o erro humano, como em casos de vítimas de phishing e credenciais roubadas, vulnerabilidades e explorações tendem a ocorrer. Em função disso, as empresas perdem milhões na recuperação de incidentes relacionados com os colaboradores. 

O impacto financeiro médio das violações de dados causadas por utilização inadequada de recursos de TI pelos funcionários é de US$ 98.000,00, segundo o levantamento On the Money: Growing IT Security Budgets to Protect Digital Transformation Initiatives.

No entanto, a eficácia dos programas tradicionais de formação destinados a evitar estes problemas é limitada e geralmente não consegue fomentar nem incentivar o comportamento necessário.

Neste artigo, vamos abordar a importância da Conscientização de Segurança da Informação nas empresas e dar dicas para implementar um treinamento eficiente.

 

A importância do fator humano na cibersegurança corporativa

Agora que as organizações instalaram soluções de segurança avançadas para mitigar ameaças, os criminosos cibernéticos mudaram o seu foco para os funcionários como seu ponto inicial de entrada nos sistemas de TI. Explorar lacunas comuns no conhecimento do usuário se tornou a maneira mais fácil de penetrar na infraestrutura de TI corporativa.

De acordo com a pesquisa The Human Factor in IT Security, 52% das empresas admitem que os funcionários são as suas maiores fraquezas quando referem-se à Tecnologia da Informação. Isso se deve principalmente a ações descuidadas ou à falta de comprometimento com a estratégia corporativa de segurança de TI.

Em função disso, muitas organizações agora priorizam o fortalecimento da conscientização de suas equipes sobre a segurança dos dados, em prol de construir um ambiente corporativo mais seguro.

Também vale notar que a taxa de cliques em simulações de phishing caiu de uma média de 25% para 3,4% em 7 anos, à medida que mais usuários são instruídos sobre as práticas de segurança, segundo o Verizon Data Breach Investigations Report 2020. Isso mostra que, apesar do erro humano, podemos ser treinados para fazer melhor.

 

Obstáculos para a conscientização dos colaboradores

O treinamento é essencial para aumentar a conscientização entre os funcionários e para motivá-los a se proteger contra as ameaças. As empresas gastam milhões de dólares para se recuperar de incidentes causados por funcionários. Porém, infelizmente, muitos programas de treinamento de conscientização de segurança não são suficientemente eficazes. 

Embora as empresas estejam ansiosas por implementar programas de conscientização para seus funcionários afim de aumentar a segurança, muitas estão insatisfeitas com o processo e os resultados. Afinal, as pequenas e médias empresas normalmente não têm a experiência e os recursos necessários para obter resultados eficientes nessa área.

Além disso, muitas vezes o treinamento é considerado pelos funcionários uma tarefa difícil, chata ou irrelevante. Em função disso, ele nem sempre alcança os objetivos de motivar as pessoas e provocar as mudanças comportamentais desejadas. Mas o que está errado?

Geralmente, os colaboradores tendem a:

  • considerar esse treinamento muito complicado e técnico.
  • não perceber a conexão entre as suas ações e as possíveis consequências.
  • achar que cuidar da segurança cibernética corporativa é trabalho dos especialistas de TI, e não deles.

O treinamento também pode se mostrar ineficaz se os colaboradores se sentirem sobrecarregados com instruções sobre o que eles devem ou não fazer. Caso eles tenham dificuldades para digerir o conteúdo, as questões de segurança cibernética podem acabar sendo percebidas como uma série de restrições e obstáculos para prosseguir com o seu trabalho.

Qualquer que seja o motivo da indiferença dos funcionários ao treinamento oferecido, o resultado é sempre o mesmo – eles continuam a agir como antes.

 

Como criar um programa de treinamento eficiente?

Em primeiro lugar, o treinamento é recomendado para todos os especialistas de TI dentro da organização. Mas a maioria dos colaboradores não especializados da equipe também poderá se beneficiar com esse curso.

O programa de treinamento capacita os profissionais da área de Tecnologia com habilidades práticas sobre como reconhecer um possível cenário de ataque em algum dispositivo da rede, num incidente “aparentemente benigno”, bem como ensina como coletar dados e reportá-los à equipe de Segurança da Informação. E também cria uma paixão por caçar sintomas maliciosos – consolidando o papel de todos os membros da equipe de TI como a primeira linha de defesa de segurança.

Um treinamento de Conscientização de Segurança eficiente precisa incorporar 4 elementos principais:

1) Treinamento direcionado e baseado em funções

  • Aprender o que o colaborador precisa saber, com base na função que desempenha e nos riscos envolvidos em seu perfil
  • Apresentar exemplos da vida real e habilidades que podem ser colocadas em uso imediato
  • Aprender fazendo

 

2) Centrado no ser humano

  • Treinamento estruturado de acordo com a forma como as pessoas naturalmente pensam
  • Propor uma visão positiva e proativa de comportamento seguro
  • Fornecer informações e habilidades fáceis de digerir e reter, graças a metodologias baseadas nas especificidades da memória humana

 

3) Aprendizagem incremental contínua

  • Do simples ao mais complexo
  • Expandir e aplicar conhecimentos previamente adquiridos em novos contextos

 

4) Fácil de gerenciar e controlar

  • Online
  • Gestão de aprendizagem automatizada
  • Convites e e-mails motivacionais enviados automaticamente com recomendações individuais para cada aluno

 

Compreender o que está por trás de qualquer processo de aprendizagem e ensino ajuda a construir um programa educacional eficaz. Os programas devem não apenas fornecer informações, mas mudar hábitos e formar novos padrões de comportamento. Esses são os objetivos reais de um treinamento de Conscientização de Segurança.

Entre em contato conosco para saber como podemos proteger proativamente os seus dados contra ameaças modernas e auxiliar na conscientização de sua equipe.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos