Dicas de segurança para mídias sociais

Atualmente, a maior parte das empresas utiliza as redes sociais como um importante canal de comunicação. Essas mídias são essenciais para interagir com pessoas, clientes e fidelizar relacionamentos comerciais e profissionais. Por isso, aprender a navegar com segurança nesses ambientes é fundamental para proteger os seus dados e evitar cair nos golpes dos cibercriminosos.

De acordo com pesquisa da PwC realizada com 1.600 CEOs de todo o mundo, os ciberataques se tornaram a ameaça mais temida para as grandes empresas. Para se proteger desses ataques cibernéticos, quase metade tomou medidas para se proteger pessoalmente de agentes mal-intencionados, excluindo aplicativos de mídias sociais.

Essa situação talvez seja ainda mais grave no Brasil, onde o uso das redes sociais é ainda maior. Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas, segundo pesquisa do IBGE. E os recursos mais utilizados são o envio de mensagens por redes sociais como WhatsApp ou Facebook Messenger (92%).

A quantidade de informações pessoais e profissionais que se pode obter nesses canais de comunicação é imensa e muito variada. Apesar disso, os usuários nem sempre se preocupam com os dados que disponibilizam na internet ou se essas informações estão protegidas de forma adequada.

Neste artigo, você encontrará dicas para navegar nas redes sociais com mais segurança.

 

Como evitar ataques nas redes sociais

Entre os principais riscos aos quais os usuários estão expostos no uso de redes sociais, podem ser mencionados os ataques de phishing e de engenharia social.

A seguir, listamos 10 recomendações que poderão ajudá-lo a evitar se tornar uma vítima de ataques cibernéticos.

  1. Não entrar em links suspeitos. Evite clicar em hiperlinks a partir de fontes duvidosas para prevenir o acesso a sites que contenham ameaças cibernéticas. Lembre-se que esses links podem estar presentes em um e-mail, um bate-papo ou uma mensagem em uma rede social.
  2. Não acessar sites de reputação duvidosa. Por meio de técnicas de Engenharia Social, muitos sites maliciosos divulgam informações falsas para chamar a atenção do usuário. Por exemplo, desconfie de anúncios de descontos em compras de produtos.

3 – Atualizar o sistema operacional e aplicativos. Procure sempre manter atualizadas as correções de segurança e software do sistema operacional para evitar vulnerabilidades que possam servir de entrada para a propagação de ameaças.

  1. Download de aplicativos a partir de sites oficiais. Procure sempre fazer download de aplicativos via sites oficiais. Isto é porque muitos sites simulam oferecer programas populares que são alterados, modificados ou substituídos por versões que contêm algum tipo de malware.
  2. Evite executar arquivos suspeitos. A propagação de malwares geralmente é feita a partir de arquivos executáveis. Por isso, evite a execução de quaisquer arquivos de procedência pouco confiável.
  3. Evite inserir informações pessoais em formulários questionáveis. Desconfie de formulário que contém campos com informações sensíveis, como nome de usuário e senha. O ideal é verificar a legitimidade do site. Uma boa estratégia é verificar o domínio e o uso do protocolo HTTPS para garantir a confidencialidade das informações.
  4. Utilize senhas fortes. O uso de senhas fortes, com diferentes tipos de caracteres e não inferior a oito caracteres, dificulta o trabalho dos hackers. Além disso, ferramentas de duplo fator de autenticação (2FA) podem ser usadas para aumentar a segurança.
  5. Invista numa política de segurança. Para garantir a segurança dos seus dados, uma boa política de segurança da informação é fundamental.
  6. Utilize softwares de segurança. Ferramentas como antivírus, firewall, EDR e duplo fator de autenticação reduzem o risco de exploração de vulnerabilidades internas e externas.

Para encontrar a proteção mais adequada para a sua empresa, é importante contar com a ajuda de um serviço qualificado e especializado em Segurança da Informação.

A AIM7 tem como principal objetivo oferecer soluções de Segurança da Informação para empresas preocupadas em ter uma proteção de dados efetiva. Conte com nosso time altamente capacitado para entregar os melhores serviços e garantir o correto funcionamento das soluções no ambiente de rede da sua empresa.

Entre em contato conosco.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos