Disaster Recovery em Nuvem

Os ciberataques se tornam cada vez mais numerosos, sofisticados e direcionados, colocando em risco a segurança das empresas. Por isso, é essencial que sejam tomadas medidas para aumentar a segurança dos seus dados. Soluções como o backup e a recuperação de desastres contribuem para aumentar a proteção contra ransomwares, falhas de hardware ou erros dos usuários.

Com uma solução de DR em nuvem, uma empresa pode recuperar os seus dados e sistemas de qualquer lugar, possibilitando que os seus funcionários trabalhem remotamente após um desastre. Isso também pode garantir a continuidade das operações caso um incêndio ou uma inundação destruam o seu escritório. Além disso, a nuvem oferece espaço flexível de armazenamento, planos de pagamento e está localizada fora do local, garantindo maior segurança contra desastres naturais.

Neste artigo, abordaremos a importância do disaster recovery na nuvem e apresentaremos novas tendências capazes de tornar a proteção dos dados mais fácil e eficaz.

Recuperação de dados rápida e versátil

De acordo com a pesquisa global da StorageCraft, 64% dos entrevistados acreditam que os custos operacionais de seus negócios tendem a aumentar. Embora o tempo de inatividade possa trazer grandes prejuízos, muitas empresas ainda não consideram as perdas potenciais quando se trata de proteção de dados. Não se trata apenas de criar cópias de dados, mas também de garantir a continuidade das operações se os sistemas primários falharem por qualquer motivo. 

Uma solução de backup e recuperação de desastres eficaz deve permitir que você inicialize as imagens de backup como uma máquina virtual (VM), recupere os dados em um hardware diferente ou no ambiente virtual e até mesmo ligue uma máquina ou rede inteira a partir da nuvem.

Proteção de dados na nuvem

A migração para a nuvem traz vários benefícios para a infraestrutura de TI, como maior agilidade, economia de custos e melhor visibilidade das atividades. Apesar disso, a nuvem é muitas vezes considerada menos segura do que a infraestrutura de TI local tradicional. Afinal, fatores como a facilidade para conectar os diversos dispositivos à rede a toda hora e lugar e o trabalho home office abriram novas brechas para vulnerabilidades.

Entretanto, a solução de backup e recuperação de desastres deve se adaptar aos ambientes mistos e híbridos, muito comuns nas empresas atuais, e, por isso, conta com recursos adicionais de segurança.

No passado, o uso de vários fornecedores para proteção de dados era bastante comum. Hoje em dia, existem soluções eficazes que fazem tudo, além de muitos motivos convincentes para padronizar tudo em um único fornecedor. O importante é que você seja capaz de proteger as suas máquinas virtuais com a mesma facilidade com que preserva a integridade de suas máquinas físicas. 

No entanto, à medida que as empresas digitalizam mais processos e os ambientes de TI se expandem, a execução de um plano robusto de backup e recuperação se torna cada vez mais complexa.

Uma solução de backup e recuperação de desastres também deve oferecer suporte a vários hipervisores e sistemas operacionais. Para muitas empresas, os dados estão espalhados por centros de dados primários, escritórios remotos ou até mesmo escritórios domésticos de colaboradores. Por isso, o seu software de backup e disaster recovery deve facilitar o backup dos dados, não importa onde ele seja criado.

Tendências de disaster recovery 

Apesar da tendência de aumento contínuo da complexidade, soluções cada vez mais simples surgem para fazer frente a esses desafios. Se você é responsável pelo backup e recuperação de desastres, aqui estão alguns recursos que podem ajudá-lo a fazer seu trabalho de modo mais fácil e eficaz.

* Armazenamento expansível

Como o armazenamento de expansão trata dispositivos de armazenamento distintos como um pool centralizado, o espaço de armazenamento é otimizado e os administradores podem adicionar mais espaço quando necessário, e não antes. 

Quando é necessário ampliar o ambiente de TI, o armazenamento expansível pode ajudar. Embora ele não seja inerentemente um recurso de backup e recuperação de desastres, os gestores devem considerar uma solução que combine backup e recuperação de desastres com a otimização de dados oferecida pelo armazenamento escalável.

* Armazenamento em camadas

Outra tendência do Backup as a Service é o armazenamento em camadas. Você pode estar pensando que isso não é nada novo, mas as soluções em nuvem agora movem os dados automaticamente entre as camadas, eliminando todo o trabalho manual. 

O benefício mais significativo do armazenamento em camadas é a economia de custos. Afinal, esse recurso possibilita maior controle sobre o tamanho dos backups dos dados que precisam ser mantidos em longo prazo, tornando-os acessíveis quando necessário.

* Gerenciamento Remoto Simplificado

Mesmo com backups criados em vários lugares, você ainda deve ser capaz de gerenciá-los de um só lugar, utilizando um painel organizado e capaz de fazer tudo. Procure soluções de backup e recuperação de desastres com ferramentas de gerenciamento que permitam definir políticas, conduzir acordos de nível de serviço (SLAs) agressivos e ofereçam a capacidade de gerenciar backups, replicação e recuperação de qualquer lugar.

* Recuperação de banco de dados instantâneo

Ter uma cópia do seu banco de dados sempre foi relativamente fácil de executar. Mas garantir que o banco de dados ainda possa estar imediatamente acessível e utilizável é o novo recurso “obrigatório” de um ótimo software de Backup e Recuperação. 

Fique atento às principais soluções de Disaster Recovery as a Service para continuar a inovar na recuperação instantânea de banco de dados. Especificamente para grandes players de banco de dados, como Oracle e SQL, o desafio é tornar um estado pontual de um banco de dados instantaneamente utilizável em qualquer outro local ou em seu provedor de serviços em nuvem.

* Proteção de dados contínua (CDP)

A proteção contínua de dados (CDP), também chamada de backup contínuo, faz backup de um sistema sempre que você faz uma alteração, em vez de em intervalos de tempo programados. Uma vantagem dessa abordagem é que o CDP tem um objetivo de ponto de recuperação de 0. Isso significa que se um desastre ocorrer, você terá todos os seus dados até aquele ponto – e não precisará voltar e preencher os dados ausentes desde o último backup.

É crucial, no entanto, que você teste os cenários de recuperação com sua equipe. Assistir ao seu software produzir marcas de verificação verdes apenas o leva a uma parte do caminho em direção a um plano robusto e bem executado. A tecnologia está cada vez melhor, mas praticar os seus eventos é o melhor passo em direção à preparação.

E não pense que essas tecnologias avançadas são acessíveis apenas para grandes empresas. Atualmente, não é mais necessário investir em soluções caras e difíceis de manter para se contar com uma solução de segurança integrada e automatizada. 

Na AIM7 você pode adquirir esse tipo de serviço terceirizado, no modelo “as a Service” ou Gerenciado, não precisando mais se preocupar com todo o processo de implantação e manutenção da solução. Desse modo, organizações de todos os tamanhos podem contar com tecnologias avançadas e profissionais especializados, sem que para isso precisem fazer grandes investimentos em tecnologia e mão de obra. 

Entre em contato conosco para saber como podemos proteger proativamente os seus dados contra ameaças modernas.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

Soluções EDR e XDR aumentam a segurança dos endpoints

Segundo uma pesquisa da Kaspersky, cerca de 40% das médias e grandes empresas não têm informações suficientes sobre as ameaças complexas que enfrentam. Esses incidentes podem interromper processos essenciais aos negócios, prejudicando a produtividade e aumentando os custos operacionais.
Saiba como EDR e XDR podem ajudar.