EDR: a nova geração de segurança avançada

A segurança não pode ocorrer em momentos pontuais, sua competência precisa ser contínua e sem ineficiência ou interrupções. Com o atual processo de transformação digital em diversas empresas, é cada vez mais comum ver negócios passando por violações graves, incluindo através de malware, ransomware, invasão de servidores, etc.

Mais importante que detectar riscos comuns, é corrigir vulnerabilidades complexas e proibir imediatamente grandes consequências ao sistema ou dados confidenciais. Para praticar essa proteção avançada, foi desenvolvida a tecnologia de EDR.

O que é a EDR?

Em uma definição geral, podemos entender a EDR como sendo uma solução focada em monitorar terminais, explorando suas conexões para identificar ameaças avançadas e agir de imediato sobre todo tipo de falhas, simples ou complexa.

EDR (sigla em inglês para Endpoint Detection and Response) é tecnologia de monitoramento e resposta contra erros operacionais ou ameaças cibernéticas.

EDR opera em torno de cada ponto conectado à rede, pois entende que toda porta de acesso ou conexão é um alvo em potencial e pode ser agente facilitador de ciberataques ou desvio de dados particulares.

Como o EDR funciona?

A implantação dos recursos de EDR começa com a instalação de um agente monitorador único no endpoint, ou seja, na interface do canal de comunicação. Partindo dessa primeira etapa, registramos todos os eventos ocorridos na rede e aplicamos esse relatório em um banco de dados central.

As ferramentas de EDR investiga cada dado coletado, priorizando identificar ações suspeitas ou vulnerabilidades, seja com base em modelos de riscos acontecidos ou inesperados.

Na ocorrência de alguma ameaça simples ou avançada, os mecanismos de EDR emite um alerta e aciona medidas de correção para vetar maiores consequências ao sistema.

Quais as principais funcionalidades da EDR?

A função prioritária da EDR é atuar detectando ameaças avançadas e inesperadas no ambiente cibernético. Operando com os protocolos preventivos de EDR, podemos ir além e no lugar de capacitar sistemas para reparar danos, eles são programados para consertar a falha antes mesmo do erro acontecer.

Na rotina de EDR a prevenção é vista como a maneira mais adequada de preservar a segurança das operações e dos sistemas.

O monitoramento online ou offline desenvolvido pelos métodos de EDR, torna o gerenciamento mais dinâmico e adaptável. A vistoria em tempo real é outra função que agrega mais confiabilidade ao trabalho dessa tecnologia.

EDR é uma gama de benefícios e vantagens

A primeira grande vantagem de usar as soluções EDR, é o ganho da capacidade de visualizar amplamente os ambientes de TI. Gerenciar simultaneamente estações de trabalho e poder detalhar cada uma delas em um centro de controle, é simplificar a gestão enquanto reforçamos a segurança.

A nova geração de crimes cibernéticos não pode receber o mesmo tratamento de antes. Agressão moderna ao sistema corporativo só é solucionada com tecnologia avançada.

O futuro da segurança está alinhado ao uso de EDR.

Sem alta visibilidade de sistemas e incidentes, é impossível construir uma atmosfera corporativa segura. Foi refletindo sobre esse fato, que empresas recorreram ao EDR, por ser um método inovador e eficiente no combate a códigos maliciosos ou infraestrutura fragilizada.

Munida da facilidade de trabalhar em conjunto com outras tecnologias ou modelos de automação, a EDR deixa o monitoramento mais interativo, modelável e ordenado. Utilizar EDR é alcançar uma segurança de ponta a ponta, porque cada ponto de extremidade da rede recebe a devida inspeção, assistência e reforço.

A nova geração de segurança não visa solucionar problemas comuns, sua finalidade maior é antecipar a solução para falhas complexas e fazer do contexto cibernético um ecossistema seguro para qualquer tipo de trabalho ou necessidade.

Kaspersky EDR

Solução recomendada pela AIM7 e com uma nova versão ainda mais poderosa lançada em julho de 2020, o Kaspersky Endpoint Detection and Response (EDR) oferece visibilidade abrangente em todos os endpoints na rede corporativa, permitindo a automação das tarefas de rotina para detectar, priorizar, investigar e neutralizar ameaças avançadas.

Com um único agente para prevenção, investigação, caça e resposta reduz o custo total de propriedade, simplifica o gerenciamento de incidentes e minimiza os custos de manutenção. Como um módulo que pode ser ativado no principal produto de segurança para endpoints,  Kaspersky Endpoint Security for Business, o Kaspersky EDR adiciona recursos avançados de detecção de ameaça, investigação e resposta a incidentes complexos.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

O uso do PIX para fraudes

O PIX ainda nem foi lançado, mas os cibercriminosos já estão utilizando o cadastro prévio para roubar informações. Entenda como funciona e saiba prevenir seus colaboradores.