Gerenciamento de segurança de TI para empresas

Muitas vezes, as empresas não dispõem de uma equipe de especialistas em segurança da TI para cuidar de sua cibersegurança. Afinal, esses serviços são bem específicos e profissionais com boa expertise são difíceis de encontrar no mercado. Por isso, muitas empresas – principalmente aquelas pequenas e médias – decidem deixar a segurança de TI ao cargo de empresas terceirizadas.

Faça o nosso quiz sobre segurança e descubra se a sua empresa está segura, clicando aqui.

Diante de ciberataques cada vez mais numerosos e sofisticados e de um ambiente de TI cada vez mais complexo, a necessidade de proteção contra riscos de segurança aumenta cada vez mais. Esse cenário exige a atuação de profissionais com especializações e grande experiência na área de Segurança da Informação. Eles devem ser capazes de utilizar recursos como a Inteligência Artificial para detectar e combater ameaças e de implementar processos de segurança integrados e automatizados.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o gerenciamento de segurança de TI para empresas e quais são os principais benefícios desses serviços.

Entenda o que são e como funcionam os serviços gerenciados de segurança de TI

Uma empresa que se intitule MSSP – do inglês, Managed Security Services Providers – se propõe a fornecer um combo, ou seja, produtos e serviços especializados em conjunto. Faz parte do contrato a configuração e o monitoramento da saúde da solução, a resolução de incompatibilidades, a atualização das versões e o gerenciamento completo da mesma no ambiente. O objetivo é que, ao oferecer um pacote de produtos/serviços, possa se garantir o sucesso da instalação e da utilização posterior das ferramentas de proteção em todo seu potencial.

Os serviços gerenciados possibilitam, assim, a solução de problemas de modo online e o atendimento de mais de um cliente de forma simultânea. Eles permitem que um atendimento imediato seja realizado diante de incidentes e que correções rápidas sejam feitas.

Os MSSP envolvem uma combinação de hardware, software e o trabalho de profissionais técnicos especializados em Segurança de TI. A maior experiência e especialização desses profissionais possibilita melhores resultados, com uma ótima relação custo / benefício. Com o uso de ferramentas avançadas, eles podem monitorar e supervisionar a segurança das empresas em tempo integral e de forma remota, a partir de uma central de gerenciamento. Desse modo, conseguem garantir que a rede, os sistemas e usuários das empresas estejam sempre protegidos contra os riscos e ameaças internas e externas.

Os especialistas de Segurança de TI contratados avaliam o ambiente das empresas em busca de possíveis vulnerabilidades. Eles também selecionam e implantam ferramentas de apoio e monitoramento, em busca de sanar possíveis problemas enfrentados. Mais do que executar procedimentos simples, como atualizações ou configurações, eles monitoram e controlam os acessos à rede, bem como as entradas e saídas de dados, em tempo real. Além disso, agem proativamente para encontrar falhas nas políticas de segurança a fim de evitar incidentes e corrigir vulnerabilidades.

Esses serviços podem ser adquiridos a partir de um contrato mensal ou acionados apenas em caso de incidentes ou necessidade de correções. As empresas escolhem qual é a melhor opção para as suas necessidades de negócio, e podem terceirizar toda a sua Segurança de TI com a empresa contratada.

Porém, para atender às expectativas de seus clientes, os MSPs devem oferecer benefícios, como um alto nível de automação, flexibilidade em termos de mudança de requisitos, relatórios regulares, suporte rápido e sempre disponível e a capacidade de proteger toda a infraestrutura.

Vantagens de se adotar o gerenciamento de segurança de TI

Maior eficiência: O gerenciamento de segurança se encarrega de tarefas como realizar backups, manutenção preventiva, atualização de sistemas operacionais, gestão de patches e diversas outras funções. Desse modo, as empresas contratantes podem contar com a implementação de melhores práticas de segurança aliadas às tecnologias mais avançadas.

Equipe de segurança terceirizada: Ao adotar os serviços gerenciados, as empresas não precisam mais se preocupar em manter uma grande e onerosa equipe própria de TI em tempo integral. Com o auxílio do parceiro MSSP, as equipes de TI das empresas podem ser reduzidas e focar seus esforços em outras atividades mais voltadas para os objetivos do próprio negócio, em vez de se preocupar com a segurança da informação.

Infraestrutura mais leve: Esse modelo contribui para reduzir a complexidade e garantir a disponibilidade operacional dos sistemas e redes, sem sobrecarregar a infraestrutura das empresas. Além disso, ele tem a capacidade de escalar facilmente os recursos técnicos disponíveis, de acordo com as necessidades dos negócios.

Redução de custos: Cobrada mensalmente e com valores minimizados, essa modalidade evita a necessidade de grandes investimentos em curto prazo.

Acesso democratizado: O grande diferencial desses serviços é que eles podem se adequar facilmente a todo tipo de empresa, segmento e condição financeira. A possibilidade de customizar sistemas e equipes torna essa proteção avançada uma realidade muito mais próxima das pequenas e médias empresas.

Acesso a tecnologias avançadas: Esses serviços oferecem softwares avançados, equivalentes aos utilizados por grandes corporações. Outra vantagem é que um parceiro MSSP consegue entregar melhor qualidade e garantia, pois conta com uma equipe capacitada na instalação e manutenção das soluções.

Segurança de TI inteligente: Elaborar um plano de inteligência contra ameaças de alta qualidade implica uma série de características, como o uso de ferramentas capazes de analisar uma imensa quantidade de dados em pouco tempo, e isso pode significar custos extras não previstos no orçamento. Isso também implica o suporte de uma equipe reconhecida de especialistas com experiência comprovada na descoberta de ameaças complexas e a integração de serviços nas operações de segurança de uma empresa.

Como contratar os serviços gerenciados de cibersegurança

O portfólio de soluções da AIM7 inclui as soluções tecnológicas mais inovadoras do mercado, desenvolvidas pelos maiores fabricantes internacionais, como Sophos, ESET, Fortinet, Kaspersky, Acronis e Gatefy. Nós trabalhamos com foco no cliente, prestando consultoria para que nossos clientes possam fazer a escolha da melhor solução do mercado.

Você pode adquirir uma de nossas soluções, como firewall, backup, antispam e antivírus, e contratar o nosso serviço de gerenciamento. Ou ainda pode contratar os serviços gerenciados mesmo para um produto que não foi adquirido conosco.

Tenha uma estratégia 100% personalizada para proteger o seu negócio e os dados dos seus clientes. Fale com um dos nossos especialistas e tenha um mapeamento completo das soluções necessárias para a sua empresa.

Saiba mais sobre esses serviços.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos