Patch Management: atualização contra vulnerabilidades

Em 2020, no contexto da pandemia da COVID-19, houve um grande aumento no número de vulnerabilidades de segurança capazes de afetar a infraestrutura de software das empresas. De acordo com o Data Breach QuickView, houve 3.932 violações relatadas publicamente no ano passado, comprometendo mais de 37 bilhões de registros. Em comparação com 2019, o número total de registros violados aumentou 141%.

Muitas empresas não fazem correções regularmente e algumas, difícil de acreditar, sequer atualizam o antivírus, o firewall e outros sistemas de segurança. Essas vulnerabilidades permitem que os cibercriminosos encontrem brechas de segurança e busquem explorá-las de maneira automatizada. Diante desse cenário, a atualização dos softwares de segurança é fundamental para impedir ataques de malwares e ransomwares, mesmo aqueles ainda desconhecidos – já que eles se utilizam das brechas de segurança que, uma vez corrigidas, impedem a entrada de códigos maliciosos.

Para reduzir o risco de violações de dados, as organizações precisam reforçar a segurança de suas redes. E, como veremos a seguir, as soluções oferecidas por um Patch Manager podem ajudá-los a conseguir isso.

Como mitigar os riscos de violações de dados

Um dos principais riscos de segurança de rede é a falta de atualizações (patches) que corrigem vulnerabilidades nos sistemas. Essas atualizações são constantes, e por isso demandam muito tempo e esforço dos profissionais de TI, reduzindo assim, a produtividade deles.

Para manter o seu ambiente sempre atualizado e com as correções de softwares necessárias, as empresas devem buscar soluções que monitorem os programas e realizem correções automáticas em todos os seus dispositivos. A solução de Patch Management permite aplicar alterações aos softwares para resolver bugs funcionais ou de segurança, melhorando a sua usabilidade, confiabilidade e desempenho.

O patch se refere a um pedaço de código que ajuda a corrigir falhas, atualizar o software já instalado em seu sistema e melhorar o desempenho. Com uma ferramenta adequada de gerenciamento de patches, as organizações podem habilitar a automação dessas atualizações.

A solução de gestão de patches simplifica muitas das etapas do processo de gerenciamento das correções, desde a implantação até a geração de relatórios. Desse modo, ela ajuda a economizar seu tempo e facilita a manutenção da compatibilidade e da aplicação das correções em servidores e estações de trabalho.

Principais vantagens de utilizar um Patch Manager

  • Atualização automática dos softwares de segurança
  • Simplifica as necessidades de correção com uma única solução
  • Gerenciamento de sistemas operacionais, aplicativos e softwares de segurança
  • Reduz o tempo para corrigir servidores de semanas para minutos
  • Possibilita escalabilidade e facilidade de uso
  • Diminui os riscos de segurança e degradação do desempenho dos serviços
  • Apresenta relatórios prontos para o uso e aprovados pelas auditorias

A AIM7 pode ajudar você e sua empresa a acelerar o processo de mitigação dessas falhas durante o percurso da disponibilização de novas atualizações.

Nós oferecemos soluções que permitem efetuar todo o gerenciamento da aplicação de correções de softwares, direcionando-as para os ambientes corretos. Através desse recurso, minimizamos o impacto que poderá ocorrer com a aplicação incorreta de patches, mas garantindo a celeridade que o processo requer.

Acesse aqui as nossas soluções e serviços.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

Segurança da Informação na área da Saúde

Com a pandemia da Covid-19, o número de ataques de malwares aumentou muito, atingindo empresas dos mais diversos setores, especialmente o da Saúde. Veja como garantir a Segurança da Informação na área da Saúde