Por que adotar o MSP? Veja os benefícios dos Serviços Gerenciados!

Deixar de acompanhar as mudanças do mundo é ficar em um processo de estagnação e, convenhamos, isso na área de TI pode significar um verdadeiro fracasso.

O futuro chegou e, com ele, o conceito do MSP, mas você sabe o que é isso?

No final da década de 1990 começava a se desenhar uma gestão remota das operações de TI e pequenas e médias empresas já viam a urgência de modificarem alguns processos, a fim de atender as demandas que cresciam exponencialmente.

Os modelos tradicionais de suporte foram perdendo espaço e um novo conceito se alinhou à evolução da tecnologia.

Neste artigo, para que você possa medir e acompanhar o desempenho da equipe de TI da melhor forma, veja o que é o MSP e como ele pode ajudar a sua gestão. Confira!

O que são os serviços gerenciados de TI?

Até pouco tempo atrás, quando se falava em serviços de TI, a primeira imagem na cabeça das pessoas era a de alguém que só servia para resolver situações pontuais como arrumar os computadores, instalar antivírus, cuidar da estrutura de rede etc.

No entanto, a forma de prestar os serviços de TI se modificou, pois o tradicional modelo Break/Fix — consertar algo quebrado — passou a não ter tanto espaço assim.

A partir desse momento surgiu o MSP (Managed Service Provider), ou seja, um modelo de negócios que visa a prestação de serviços gerenciados, não apenas no intuito de consertar algo e ir embora, mas sim prestar uma consultoria proativa, preventiva e contínua.

A missão de um parceiro MSP é monitorar continuamente os ativos de TI das empresas contratantes, de modo que os problemas sejam evitados de forma ágil e automatizada.

Com isso, as empresas podem terceirizar as atividades de governança de TI, dando autonomia para uma equipe parceira realizar as devidas análises e modificações na infraestrutura do negócio e ter mais tempo livre para cuidar do seu próprio negócio.

Nesse segmento, os maiores exemplos encontrados são organizações como AIM7, TOTVS, Cimcorp, Dedalus, OpServices, entre outras opções que realizam um trabalho otimizado para os seus clientes.

 

Qual é a importância do Managed Service Provider?

Vamos imaginar o seguinte cenário: sua empresa precisa entregar um relatório importantíssimo, porém, por conta de um ataque ransomware, a máquina do responsável pelo documento e outros dispositivos da rede pararam de funcionar e a empresa que você só contrata quando tem algum problema pontual não tem disponibilidade pra te atender com a urgência que o caso demanda. 

Em situações convencionais essa seria uma cena caótica, contudo, quem dispõe de um parceiro para serviços gerenciados nem sempre precisa se preocupar, pois sabe que seu ambiente está sendo monitorado a fim de evitar que problemas aconteçam e, se acontecerem, imediatamente já haverá uma equipe atuando para corrigi-lo o quanto antes.

O MSP é fundamental para as empresas otimizarem seus negócios e focarem apenas no que interessa, sem ter aquela tamanha dor de cabeça por conta de um problema no TI.

Os prestadores de serviços gerenciados contam com um NOC (Network Operations Center), que é um centro de operações de rede responsável por monitorar, supervisionar e assegurar o bom funcionamento dos equipamentos em vários clientes simultaneamente.

Geralmente as empresas que atuam nesse modelo de negócio e outros estilos aprimorados oferecem pacotes com serviços de conectividade, monitoramento, armazenamento, suporte, firewall corporativo, entre outras funções.

Investir na expertise de profissionais desse ramo é uma forma simples de otimizar a gestão de ambientes de rede de todos os tamanhos.

 

Quais são as vantagens do MSP?

Dentro da importância do MSP claro que há benefícios bem atraentes que fazem os gestores pensarem melhor em como desejam dirigir o negócio.

A seguir, você verá algumas das principais vantagens que podem modificar a forma como você utiliza os serviços de TI e dar novas perspectivas de trabalho daqui em diante.

Flexibilidade

A parceria com empresas de serviços gerenciados permite que a sua equipe tenha mais flexibilidade para atender os clientes, sem demonstrar desespero e tomando as decisões de maneira acertada.

Com o MSP é possível focar em projetos a longo prazo e verificar mudanças graduais na infraestrutura, uma vez que há controle sistêmico de todo o processo.

Custos

Inevitavelmente, falar de tecnologia é desembolsar um determinado volume de dinheiro para ter o que há de melhor no mercado, mas com um bom custo-benefício, afinal, você não quer perder para a concorrência.

No modelo de serviços gerenciados, você reduz despesas desnecessárias, oferece serviços melhores aos seus clientes e pode investir menos em CAPEX e OPEX

Antecipação

Outra grande vantagem de contar com o MSP é se antecipar a possíveis problemas, evitando que você tenha que passar horas de um lado para outro se desgastando.

Isso promove maior clareza do que precisa ser feito em matéria de estrutura, ou seja, troca de máquinas, opção por softwares na nuvem, verificação de vulnerabilidades e assim por diante.

Foco

Otimizar tempo é o segredo para que as empresas produzam mais e mantenham o foco no desenvolvimento de um negócio escalável.

Por meio de serviços gerenciados, você e sua equipe podem aprimorar outros departamentos, a fim de investir na pesquisa e desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam às necessidades do seu público-alvo.

 

Como implementar os serviços gerenciados de TI?

Se você trabalha na área de TI, incorporar os serviços gerenciados é pensar primeiro em como atender às demandas dos seus clientes internos, a fim de cultivar valor e tornar a experiência deles incrível.

Sendo assim, realize reuniões periódicas para verificar as necessidades deles, de modo que a sua parceria com o fornecedor de serviços possa prover um excelente nível de atendimento e satisfação a toda a cadeia.

Deve-se pensar em processos replicáveis e bem documentados, que dêem respaldo a uma política de segurança presente entre os colaboradores.

A entrega de serviços integrados, com foco em ofertas simples e estruturadas, também é uma preocupação pertinente na hora de implementar o MSP, sendo que as soluções apresentadas devem ser preventivas, escaláveis e eficientes.

Faça uma pesquisa minuciosa sobre a reputação da empresa prestadora de serviços gerenciados, buscando informações sobre as certificações do time de especialistas, os comentários de clientes e o histórico no mercado.

De resto, não deixe de observar as métricas do seu negócio para verificar se essa parceria tem dado certo realmente, a fim de reconhecer os possíveis pontos a melhorar. 

Portanto, perceba que o MSP veio não só para causar uma revolução no TI, mas se aperfeiçoar a cada dia, de acordo com as necessidades dos clientes.

Quanto antes você compreender a importância desse modelo de negócio, mais fácil será a adaptação ao futuro da tecnologia.

Se você não quer mais perder tempo e precisa investir pesado em um serviço gerenciado, então aproveite a oportunidade e solicite um orçamento agora mesmo!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

O uso do PIX para fraudes

O PIX ainda nem foi lançado, mas os cibercriminosos já estão utilizando o cadastro prévio para roubar informações. Entenda como funciona e saiba prevenir seus colaboradores.