Qual a real importância de um firewall para PMEs?

Quando falamos de aplicações para a segurança de dados, logo atrelamos essas ferramentas ao dia a dia de grandes empresas. No entanto, negócios de qualquer tamanho e segmento merecem – e precisam de – um suporte de segurança competente, tanto para proteger seus dados quanto para manter sua empresa ativa e crescendo de forma sustentável.

Mais do que isso, é um grande mito que as empresas menores não são visadas pelo cibercriminosos. Justamente por não se preocuparem tanto com Segurança da Informação, as empresas de pequeno e médio porte acabam sendo mais atacadas por sua grande vulnerabilidade. Nós, inclusive, já abordamos este assunto no site da AIM7.

Outro mito é que as soluções de segurança são inacessíveis para estas empresas. Neste artigo, quero falar especificamente sobre o firewall, uma ferramenta muitas vezes subestimada, mas que traz uma enorme proteção contra ataques digitais.

Como muitos sabem, o firewall atua como uma barreira de proteção, vetando qualquer ação maliciosa que possa comprometer a segurança da empresa ou do colaborador. Sendo assim, toda empresa que trabalha com dados importantes e sensíveis, terá, sem exceção, que recorrer ao auxílio de um meio para blindar o acesso aos computadores e servidores, e, consequentemente, a estas informações.

O grande desafio do uso da tecnologia, no entanto, é seu gerenciamento. Afinal, quando falamos de segurança da informação, as ferramentas são apenas um meio de obtê-la. São as políticas e o monitoramento constante que fazem com que a proteção seja eficaz.

Ou seja, mesmo o firewall sendo uma solução acessível, a necessidade de ter um time capacitado que consiga implementar, gerenciar e monitorar o que acontece, aumenta significativamente os custos e começa a tornar o uso da ferramenta inviável para empresas que não possuem orçamentos previstos para a proteção de dados.

E mais, assim como a tecnologia avança a cada dia, os ataques também tornam-se mais engenhosos, o que faz com que soluções de segurança logo se tornem obsoletas e exijam atualizações constantes.

Então, empresas de menor porte não podem usar firewall?

Claro que podem. Ou melhor, devem. Como já comentamos, hoje em dia 43% dos ataques são focados nos pequenos e médios negócios e proteger os dados é fundamental para evitar danos na reputação da empresa além de prejuízos financeiros (e ainda nem estamos falando sobre possíveis multas da LGPD em casos de vazamento de dados).

Uma solução para que empresas menores possam contar com a proteção do firewall e mitigar seus desafios é o outsourcing de firewall.

Também conhecido como FWaaS (firewall as a service, em inglês, ou firewall como serviço) este formato chega ao cenário como a melhor opção custo-benefício. Com gestão padronizada e aplicabilidade simplificada, ele entrega um amplo fator de proteção por um valor baixo mensal e com a contrapartida da obtenção de resultados rápidos.

A contratação como serviço é uma espécie de aluguel da solução, evitando grandes investimentos imediatos, liberando capital de giro. Mas, mais do que isso, a grande vantagem do outsourcing é contar com a gestão através de uma equipe especialista altamente capacitada. Desta forma, além de evitar custos com capacitação e pessoal próprio, a equipe de TI das empresas pode focar seus esforços em atividades mais importantes para o negócio.

Outras grandes vantagens que eu poderia listar são as atualizações constantes da solução e escalabilidade. Como a solução é adquirida como um serviço, ela é mantida sempre em sua versão mais atual, tanto quando falando de patches de segurança até do equipamento (hardware) em si,  e podemos facilmente aumentar sua capacidade, conforme o crescimento da empresa.

Aqui na AIM7 trabalhamos com a modalidade de “Serviços Gerenciados”  já há algum tempo e percebemos como é vantajoso para nossos clientes este tipo de contratação.

Pois, através dele, conseguimos agregar muito mais segurança à informação das empresas clientes, que ficam extremamente satisfeitas com a contratação, já que o processo é bastante simples e flexível, além de, dependendo do enquadramento fiscal da empresa, é ainda possível abater o valor das mensalidades do IRPJ.

Obviamente, a satisfação dos clientes também está relacionada à qualidade do serviço prestado. O time técnico da AIM7 é 100% treinado, capacitado e certificado para cuidar da solução e extrair os melhores resultados dela. E, ainda, fazemos o monitoramento dos links da internet de forma gratuita. Afinal, não basta terceirizar a segurança da empresa. Isso deve ser feito com prestadores de serviço altamente qualificados, e buscamos sempre superar as expectativas dos negócios que confiam em nós, para protegê-los.

Em suma, com a existência dos serviços gerenciados, atualmente não há mais desculpas para não cuidar da segurança das empresas, não importa o tamanho que ela tenha. Proteger a rede da empresa é também demonstrar o compromisso e preocupação com as informações dos clientes e dos colaboradores.

Quer saber mais sobre como funciona o firewall as a service e suas vantagens? Leia este artigo em nosso blog.

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

Soluções EDR e XDR aumentam a segurança dos endpoints

Segundo uma pesquisa da Kaspersky, cerca de 40% das médias e grandes empresas não têm informações suficientes sobre as ameaças complexas que enfrentam. Esses incidentes podem interromper processos essenciais aos negócios, prejudicando a produtividade e aumentando os custos operacionais.
Saiba como EDR e XDR podem ajudar.