Recuperação de desastres ao alcance de todos

Atualmente, a proteção de dados se tornou uma necessidade primordial para as empresas, já que elas estão sempre sujeitas a problemas e acontecimentos indesejados, como roubo de máquinas, erros de hardware e software, incêndios, curto-circuito, ciberataques, entre outros.

Um plano de recuperação de desastres impede que incidentes interfiram na proteção dos dados e garante a continuidade das operações, mesmo depois de um evento crítico.

Neste artigo, vamos mostrar abordar a importância da recuperação de desastres e mostrar como esta tecnologia pode ajudar mesmo sem grandes investimentos.

 

Por que investir na recuperação de desastres?

Empresas de todos os tamanhos, inclusive as pequenas e médias, estão sempre sujeitas a falhas, riscos e vulnerabilidades. Essa situação de insegurança aumenta quando são utilizadas soluções de segurança legadas, que deixam os sistemas expostos a ameaças.

Cerca de 70% das pequenas empresas encerram as suas atividades dentro de um ano após um grande incidente de perda de dados, segundo pesquisa realizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Por isso, é fundamental ter uma estratégia de recuperação para continuar as suas atividades após um desastre.

Um plano de Disaster Recovery (DR) impede que incidentes interfiram na proteção dos dados e garante a continuidade das operações, mesmo depois de um evento crítico. Para isso, ele preserva as funcionalidades dos sistemas a partir de parâmetros de proteção definidos previamente, evitando prejuízos ou danos irreversíveis.

Mais do que evitar ataques ou corrigir inadequações técnicas, o plano de recuperação de desastres é capaz de recuperar aplicativos afetados e dados corrompidos. Desse modo, ele preserva a integridade das informações e a funcionalidade dos serviços, estabelecendo assim condições mais seguras para compartilhar, armazenar e manusear dados.

Principais objetivos do Plano de Recuperação de Desastres:

* Garantir a continuidade das operações

* Minimizar a interrupção das operações comerciais

* Minimizar o risco de atrasos

* Evitar a perda de dados

* Identificar sistemas críticos e rastrear vulnerabilidades

* Ajudar na restauração das operações com agilidade

 

Como beneficiar o seu negócio com um plano de DR

A chave para elaborar um bom plano de recuperação de desastres é a preparação. Isso pode ser feito mediante o mapeamento dos riscos e das causas que podem gerar um desastre. Além disso, é preciso fazer um levantamento de quais ações deverão ser tomadas após um acontecimento que coloque em risco os ativos da empresa.

Outra etapa importante é fazer uma análise completa da estrutura de redes, do banco de dados, dos equipamentos, das aplicações e das configurações de servidores. Além disso, é necessário avaliar quais são os mecanismos de backup mais eficientes. Em seguida, é preciso determinar quais serão os colaboradores responsáveis pelo plano de recuperação.

Mesmo pequenas empresas, que não têm recursos para grandes investimentos e capacitação para garantir a segurança e atualização constantes, podem contar com serviços gerenciados, a partir da locação desses recursos. A implementação e o gerenciamento são realizados por profissionais altamente especializados e com custos mensais bastante acessíveis.

A nossa oferta de proteção cibernética atualizada é uma solução abrangente de backup e recuperação de desastres que está integrada com recursos de proteção cibernética. Essa proteção baseada em IA de última geração protege a sua empresa contra todos os tipos de malware.

Além disso, a AIM7 conta com um serviço que permite subir uma cópia funcional do servidor com problema diretamente na nuvem até que este volte a funcionar ou seja substituído, sem custos adicionais. (*)

Além da recuperação de desastres, soluções como criptografia, duplo fator de autenticação e backup, trazem mais proteção para os seus dados. Além disso, é recomendável o uso de boas soluções de antivírus, firewall e DLP para complementar a segurança contra as ações dos cibercriminosos.

Entre em contato conosco para saber como podemos proteger proativamente seus dados contra ameaças modernas.

(*) Isso só será válido caso estejam sendo feitos backups regulares do servidor com problema.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos