Soluções EDR e XDR aumentam a segurança dos endpoints

Atualmente, empresas de todos os tamanhos precisam de ferramentas avançadas para minimizar o risco de ciberataques complexos e avançados contra os seus endpoints. Porém, segundo uma pesquisa da Kaspersky, cerca de 40% das médias e grandes empresas não têm informações suficientes sobre as ameaças complexas que enfrentam. Esses incidentes podem interromper processos essenciais aos negócios, prejudicando a produtividade e aumentando os custos operacionais.

Para agravar o problema, os funcionários nem sempre agem corretamente quando a sua empresa é atingida por um incidente de segurança. Na verdade, em 40% das empresas de todo o mundo, os funcionários escondem um incidente quando ele acontece. 

Para evitar que as ameaças se espalhem por outras máquinas e reduzir prejuízos, as empresas devem ter visibilidade sobre os incidentes e capacidade de resposta rápida e automática. Afinal, iniciar a recuperação uma semana após a descoberta de um ataque custa geralmente 200% a mais para as empresas, em comparação com uma resposta imediata, indica ainda Kaspersky.

Neste artigo, vamos explicar como as soluções EDR e XDR podem contribuir para fortalecer a segurança dos endpoints corporativos e garantir a proteção dos dados.

EDR aumenta a visibilidade e a segurança

Muitos ataques cibernéticos começam nos endpoints, mas logo se expandem pela rede a partir deles. Por isso, quando um ataque ocorre, é preciso identificar rapidamente o que aconteceu, por onde o malware entrou e quais computadores foram afetados.

O EDR inclui uma vasta gama de respostas automatizadas, que ajudam as empresas a evitar o uso de processos de remediação tradicionais, que podem resultar em tempo de inatividade e perda de produtividade. Ele ajuda os clientes a detectar, investigar e responder a ataques, melhorando a visibilidade sobre os endpoints, automatizando tarefas de resposta manual e aumentando as capacidades de investigação.

A primeira grande vantagem dessa solução é o ganho da capacidade de visualizar amplamente os ambientes de TI. Ela permite gerenciar simultaneamente estações de trabalho, pois mostra informações detalhadas de cada uma delas em um centro de controle. 

Além disso, a interface amigável do navegador oferece visibilidade e controle unificados de detecção, investigação, prevenção, alerta e relatório à equipe de segurança. Desse modo, em vez de ter que esperar por alertas, a equipe de segurança pode caçar ativamente por ameaças para detectar anomalias e violações de segurança.

Toda atividade executada no endpoint deve ser registrada e armazenada em um local de registro de eventos centralizado, para posterior análise e correlação. Os eventos armazenados são depois analisados, em busca de evidências de atividades suspeitas ou maliciosas, gerando inteligência para a tomada de decisão e mitigação de riscos.


XDR: segurança integrada e gerenciamento facilitado 

XDR, que significa “detecção e resposta estendidas”, é uma classe de sistemas automatizados de segurança da informação projetada para detectar proativamente ameaças em vários níveis de infraestrutura e combater ameaças complexas.

O XDR compreende uma ampla gama de ferramentas que permitem aos especialistas em segurança realizar o monitoramento de dados em terminais, na rede, na nuvem e em servidores de e-mail. Essa solução integra a visibilidade da segurança em toda a infraestrutura de uma organização, incluindo endpoints, infraestrutura em nuvem, dispositivos móveis e muito mais. 

As ameaças sofisticadas e evasivas atuais conseguem escapar da detecção das soluções de segurança tradicionais. Elas se escondem entre silos de segurança, em meio a alertas de solução desconectados, e se propagam com o passar do tempo. O XDR desfaz esses silos com uma abordagem holística de detecção e resposta. Além disso, ele coleta e correlaciona dados automaticamente em diversas camadas de segurança. A análise automatizada desse superconjunto de dados ricos detecta ameaças com mais agilidade. Como resultado, os analistas de segurança são capazes de fazer investigações mais completas e agir rapidamente.

O grande diferencial desse conceito está na extensão de sua proteção, que abrange qualquer fonte de dados, e não somente o endpoint. O XDR é capaz de interpretar dados de outras origens e fazer uma análise muito mais completa dos incidentes. Essa solução tem acesso a informações de fontes como endpoints gerenciados e não-gerenciados, smartphones, tablets, câmeras, impressoras e serviços de nuvem. Ou seja, tudo que estiver conectado à sua infraestrutura, seja ela on-premise, em nuvem ou híbrida.

O foco principal de um XDR é a integração de segurança. Ao agregar dados de toda a empresa, a solução tem o contexto necessário para detectar ataques sofisticados e distribuídos. O painel de visibilidade unificado dessa solução simplifica o gerenciamento de segurança e a aplicação de políticas consistentes em toda a empresa. Além disso, ele adiciona funções analíticas e de automação para a detecção e eliminação de ameaças atuais e potenciais.

As soluções XDR podem ainda responder automaticamente às ameaças identificadas. Isso inclui tomar medidas preventivas para impedir que conteúdo malicioso chegue a um sistema e trabalhar para mitigar um ataque em andamento em um endpoint comprometido. Para saber mais sobre as diferenças entre EDR e XDR, acesse aqui.

A AIM7 tem como principal objetivo oferecer soluções de Segurança da Informação para empresas preocupadas em ter uma proteção de dados efetiva. Conte com nosso time altamente capacitado para entregar os melhores serviços e garantir o correto funcionamento das soluções no ambiente de rede da sua empresa.

Entre em contato conosco.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

Estratégias de atualizações de software nas empresas

Os softwares e sistemas operacionais necessitam de cuidados com manutenção e atualização ao longo do tempo, para que se mantenham seguros e funcionando corretamente. As atualizações garantem o bom funcionamento dos produtos, evitando brechas de segurança por má configuração e impedindo ataques de malwares e ransomwares, mesmo daqueles ainda desconhecidos. Saiba mais.