Sua empresa está protegida contra o Ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos em um disco rígido e que geralmente não podem ser desbloqueados ou descriptografados sem uma respectiva chave. Ao restringir o acesso aos arquivos, o atacante exige que o usuário pague um resgate para ter seus arquivos de volta.

No entanto, não há garantias de que, mesmo pagando o resgate, o criminoso irá devolver os arquivos e em muitas situações, até exigem mais de um pagamento.

Alguns usuários não sabem que a criptografia utilizada em alguns ransomwares não podem ser desfeitas nem mesmo pelo criminoso, ou seja, mesmo pagando, os dados nunca serão recuperados.

Para nós, além da empresa possuir uma Política de Backup atualizada, três recursos são essenciais para se proteger contra esta e outras ameaças:

FIREWALL

As melhores soluções de firewall já possuem assinaturas no módulo IPS capazes de bloquear Ransomware dentre outros recursos que são essenciais para a segurança da rede.

ANTISPAM

A principal porta de entrada para o ransomware é o serviço de e-mail. Os colaboradores recebem dezenas de mensagens de phishing tentando enganá-los e infectar o computador. A melhor resposta para esse tipo de ameaça é ter uma boa proteção de Antispam de borda.

ANTIVÍRUS

Independente da proteção de borda escolhida, é indispensável a utilização de uma proteção de endpoint (antivírus) capaz de lidar com as últimas ameças (inclusive ransonware), que também possa agregar recursos para o controle e utilização dos dispositivos móveis, e automatizar a atualização dos softwares em uso.

Entre em contato com a AIM7 para saber como podemos ajudá-lo.

(11) 2076.4545 – comercial@aim7.com.br

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

Aumento explosivo de infecções por Ransomware

Ransomware já é uma grande ameaça para os dados corporativos, e a demanda da diversidade de ataques não para de crescer. Entenda como ele ataca, como se proteger e quais ferramentas usar para ajudar.