Vantagens de implementar uma solução DLP

As empresas estão sujeitas a grandes prejuízos financeiros e danos à reputação quando sofrem perda de dados confidenciais e de outras fontes de informações corporativas. Com a vigência de leis que visam a proteger dados, tais como a LGPD, elas estão agora muito cientes desses perigos e, portanto, a proteção de dados se tornou um procedimento fundamental.

O cenário de ameaças é um desafio em constante evolução para os profissionais de segurança corporativa. O número de ataques cibernéticos continua a aumentar, a exfiltração de dados agora está incluída em 70% dos ataques de ransomware e os colaboradores internos são responsáveis por 30% de todas as violações de dados.

Por isso, as empresas estão constantemente procurando maneiras de reduzir o risco de vazamento de dados confidenciais para fora da organização. Neste artigo, vamos explicar as vantagens de implementar uma solução DLP e dar dicas para aumentar a eficiência no uso dessa ferramenta.

Por que usar uma solução DLP?

De modo geral, o Data Loss Prevention (DLP) é um conjunto de ferramentas e processos que permitem que as empresas detectem e evitem violações de dados, exfiltração e destruição maliciosa ou uso indevido de dados confidenciais.

As soluções DLP permitem monitorar e analisar o tráfego de dados em sua rede a fim de detectar possíveis anomalias. Esse procedimento inclui a inspeção de dados enviados por e-mail ou mensagens instantâneas, a análise de fluxos de dados em sua rede, a verificação de como os dados são usados nos endpoints e o monitoramento dos dados em repouso em servidores de arquivos locais ou armazenados em nuvem.

Mais do que uma ferramenta, uma solução DLP envolve todo um processo de proteção de dados. Ela é normalmente usada pelas empresas nos seguintes cenários:

* Para proteger as informações de identificação pessoal e cumprir os requisitos regulatórios específicos, do ponto de vista jurídico;

* Para proteger a propriedade intelectual que é crítica para a organização;

* Ajudar a proteger dados em sistemas em nuvem;

* Ajudar a proteger uma força de trabalho cada vez mais móvel e diversificada.

Se uma possível violação for encontrada, uma solução DLP acionará uma correção com base em políticas e regras definidas pela organização, alertando a TI, aplicando automaticamente a criptografia de dados ou bloqueando um usuário para evitar o compartilhamento de dados que podem colocar a organização em risco. As soluções DLP também produzirão relatórios que podem ajudar a organização a cumprir a conformidade regulatória.

Principais vantagens de utilizar uma solução DLP

  1. Tenha uma visão panorâmica dos seus dados

A tecnologia DLP fornece à equipe de Tecnologia e Segurança da Informação uma visão 360 graus da localização, fluxo e uso de dados em toda a empresa. Desse modo, você pode saber com mais clareza onde os dados confidenciais da sua empresa estão sendo armazenados, para onde são enviados e quem os está acessando.

O DLP verifica as ações da rede em relação às políticas de segurança da sua organização e permite que você proteja e controle dados confidenciais, incluindo informações de clientes, informações de identificação pessoal, dados financeiros e de propriedade intelectual. Com uma compreensão completa desses dados, a sua empresa pode definir as políticas apropriadas para protegê-los e tomar decisões com prioridade de risco sobre quais ativos precisam ser protegidos e a que custo.

Quando usado em conjunto com controles complementares, o DLP permite evitar a exposição acidental de informações pessoais em todos os dispositivos. Onde quer que os dados residam, o DLP tem o potencial de monitorá-los e reduzir significativamente o risco de perdas.

  1. Proteja-se também contra ameaças internas

A sua empresa provavelmente tem um plano para proteger os dados de invasores externos, todavia, é preciso se proteger também contra roubo e divulgação acidental de informações confidenciais ocasionada por funcionários e parceiros.

Nem toda perda de dados é resultado de ataques externos maliciosos. A divulgação inadvertida ou o manuseio incorreto de dados confidenciais por funcionários internos é um fator significativo. De acordo com o Relatório de Investigações de Violação de Dados da Verizon, 28% dos ataques aos dados envolvem a participação de pessoas internas. Uma ameaça interna pode ser particularmente difícil de evitar, pois é difícil detectar se alguém está usando o seu acesso legítimo aos dados de modo mal intencionado.

Um funcionário que envia por e-mail um documento relacionado ao trabalho para sua conta pessoal para trabalhar no fim de semana pode ter boas intenções. Ainda assim, essa simples ação pode representar uma tremenda ameaça quando há dados confidenciais envolvidos.

O DLP pode detectar arquivos que contêm informações confidenciais e impedir que eles saiam da rede. Ele pode bloquear transferências de dados confidenciais para unidades USB e outras mídias removíveis, além de oferecer a capacidade de aplicar políticas que protegem os dados caso a caso. Por exemplo, se um evento de segurança for detectado, o acesso a um endpoint específico poderá ser bloqueado instantaneamente. As políticas também podem colocar em quarentena ou criptografar dados em resposta a eventos em tempo real.

  1. Maior proteção na nuvem

Você provavelmente não tem certeza do nível de proteção de sua organização para dados confidenciais em aplicativos e armazenamento em nuvem.

Os dados estão cada vez mais sendo movidos para aplicativos na nuvem – um ambiente no qual você não consegue visualizar onde eles são armazenados e processados fisicamente. O DLP reconhece dados confidenciais, e garante que eles não entrem na nuvem sem permissão expressa, além de controlar que sejam enviados apenas para aplicativos de nuvem autorizados.

  1. Aumente a segurança dos endpoints

Os endpoints estão cada vez mais numerosos, e a sua empresa precisa prevenir proativamente o uso indevido de dados nesses terminais, dentro e fora da rede corporativa.

A tecnologia DLP monitora todas as atividades de endpoint, na rede corporativa ou fora dela. Ela pode bloquear e-mails ou anexos contendo dados confidenciais, aplicar políticas de transferência de dados para dispositivos de mídia removíveis (USB) como pen drives, e até mesmo impedir atividades como imprimir, copiar e colar ou renomar arquivos. O DLP oferece visibilidade e controle completos de dados, garantindo que funcionários, fornecedores terceirizados, contratados e parceiros sejam impedidos de vazar seus dados, intencionalmente ou inadvertidamente.

  1. Garanta a conformidade com as leis de proteção de dados

Você provavelmente gostaria de automatizar a governança corporativa como meio de melhorar a conformidade e economizar tempo e recursos.

Os controles de tecnologia são essenciais para alcançar a conformidade com as leis de proteção de dados, como a LGPD. O DLP fornece esses controles, incluindo modelos e mapas de políticas que automatizam a conformidade, atendem a requisitos específicos e permitem a coleta e a geração de relatórios de métricas. Quando uma necessidade de política de segurança é identificada, o DLP pode facilitar a habilitação de um modelo apropriado em seu sistema.

Antes de escolher uma ferramenta ou serviço de software Data Loss Prevention, é vital definir uma estratégia de DLP para toda a organização, incluindo práticas gerais de segurança e responsabilidades para funcionários em todos os níveis. Para isso, o primeiro passo geralmente é classificar todos os dados corporativos e regular o seu acesso, o modo de uso e os métodos aceitáveis de compartilhamento, com base em sua classificação.

A classificação automatizada de dados pode ajudar nessa tarefa, e isso geralmente é um recurso das ferramentas de DLP. A equipe também deve ser treinada sobre como classificar adequadamente os dados e uma política rigorosa deve estar em vigor para definir como esses dados devem ser usados e compartilhados, tanto internamente quanto fora da empresa.

Como vimos, uma solução DLP pode trazer muitos benefícios para as empresas. Porém, evitar o vazamento inadequado de dados confidenciais não é um processo simples: os tipos de dados devem ser estabelecidos e identificados, as regras devem ser definidas com base na função e no tipo de dados, as implementações devem ser testadas para garantir um equilíbrio entre segurança e produtividade, e muito mais. Portanto, é necessário garantir que os seus esforços de DLP funcionem para atender aos seus requisitos de proteção de dados. Para implementar uma solução DLP com total eficiência, é recomendável contar com a ajuda de uma consultoria de TI especializada em cibersegurança.

A AIM7 tem como principal objetivo oferecer soluções de Segurança da Informação para empresas preocupadas em ter uma proteção de dados efetiva. Conte com a nossa consultoria e o nosso time altamente capacitado para entregar os melhores serviços e garantir o correto funcionamento das soluções no ambiente de rede da sua empresa.

Entre em contato conosco.

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos