Vantagens e benefícios do Firewall as a Service

O FWaaS, sigla para Firewall as a Service, é um serviço também conhecido por Outsourcing de Firewall. Colocar a responsabilidade do gerenciamento de segurança nas mãos de especialistas é um bom jeito de entender o propósito dessa solução. 

No intuito de evitar violações, disponibilizar uma visibilidade profunda dos eventos e controlar seus recursos, o firewall atua detectando e impedindo ameaças rapidamente, e, nessa modalidade “as a service”, conta também com o acompanhamento contínuo de equipes especializadas na obtenção dos melhores resultados e performance da solução.

O outsourcing de firewall entrega um conjunto de benefícios que incluem desde a locação do equipamento até o atendimento especializado, contemplando  a gestão proativa, preventiva e corretiva da solução e seus módulos, de forma a automatizar os protocolos de segurança, agregando valor ao desempenho de sistemas, rede, processos, dados e serviços.

Quando falamos em “firewall como serviço”, estamos falando do fornecimento, na modalidade locação, de todas as funções habituais de um firewall atreladas ao gerenciamento e à manutenção de seus recursos. Mais do que apenas “locar” a tecnologia em si, o serviço conta com gestão executada por uma equipe de especialistas, que propõe uma segurança mais efetiva e sustentável, adequada ao segmento de mercado  específico de cada negócio, desafogando a equipe de TI interna, permitindo que esta tenha mais tempo livre para focar no que interessa.

Além da vantagem óbvia da diminuição de custos na aquisição de um firewall, na modalidade “as a service” sua empresa contrata, de forma facilitada e flexível, um suporte com escopo de atuação personalizado, em prol de atender às necessidades específicas de cada negócio ou projeto operacional.

Sua arquitetura de segurança integrada permite automações maduras e reduz a complexidade dos serviços, promovendo compartilhamento de recursos com maior segurança, aderência, agilidade e monitoramento da solução e links de internet em tempo real.

As principais vantagens do FWaaS

Arquitetura Simplificada:  diversos módulos de proteção multicamadas, unificados numa única solução: antivírus de borda, filtro de conteúdo, application control, IPS etc.

Escalabilidade: contrate a solução dimensionada para o tamanho da sua rede. Se ela crescer, o firewall cresce junto com ela.

Benefício Fiscal: dependendo do enquadramento fiscal da empresa que contrata, o valor da mensalidade pode ser abatido do IRPJ

Gestão proativa: a equipe técnica do parceiro que fornece o firewall é 100% treinada, capacitada e certificada para cuidar da solução e obter dela os melhores resultados, pois monitora a performance do equipamento durante todo o tempo, a fim de tomar as medidas necessárias para se antecipar a possíveis incidentes. Isso também evita que a empresa tenha gastos desnecessários com treinamentos técnicos especializados e onerosos, tendo em vista o risco do seu analista certificado deixar a empresa.

Monitoramento da solução: para que você obtenha o melhor desempenho possível do firewall, recursos fundamentais são constantemente monitorados, tais como uso de CPU, memória, etc., além da atualização de firmware, feita sempre que houver uma nova versão disponível.

Monitoramento dos links: alguns parceiros podem prestar esse serviço adicionalmente, com o intuito de informar o cliente quando um de seus links cai ou tem atuação intermitente.

Atualização constante: um dos principais riscos de segurança de rede é a falta ou atraso na aplicação de atualizações (patches) que corrigem vulnerabilidades nos diferentes softwares utilizados no ambiente. A maioria dos criminosos virtuais se aproveita disso, valendo-se das falhas existentes para invadir as redes e roubar informações. Uma das vantagens na contratação do firewall como serviço é que a solução esteja sempre “up to date”, já que existe acompanhamento constante e as atualização são feitas sempre que necessário, de forma simples e por agentes especializados.

Conexões sempre protegidas: permitir que todas as transações sejam realizadas em segurança, mesmo em meio aos constantes ataques, malwares e ameaças remotas, é o principal papel do FWaaS.

FWaaS é mais caro que um firewall “comum”?

Se você comparar o custo de uma licença comum de firewall ou até mesmo um appliance (hardware munido do software designado apenas para esta função) poderá ter a falsa impressão de que o FWaaS possui um valor mais elevado, pois se tratam de parcelas contínuas.

Porém, deve-se considerar que o software, sozinho, não é eficaz. A gestão do firewall é o que permite que ele esteja sempre funcional. Some os custos da renovação constante das licenças com os investimentos para implementação, capacitação da equipe técnica, atualização do hardware recorrente, tempo demandado pela equipe de TI para o gerenciamento da ferramenta entre muitos outros, e verá que a conta ficará alta. Claro, você pode cortar alguns destes custos mas, afinal, em se tratando da proteção dos dados de sua empresa, você não vai querer economizar e correr o risco de ter brechas de segurança, não é?

O Firewall as a Service permite que você tenha o mesmo nível de proteção – se não maior – do que grandes corporações com enormes investimentos de segurança, sem ter todos os custos (e preocupações) mencionados acima. Ele fornece ampla segurança e privacidade por um custo acessível, sendo uma opção ideal para pequenos e médios negócios.

O modelo de serviço ainda oferece contratação simplificada e mensalidades com valores bastante acessíveis e baixas quando comparadas ao valor do investimento à vista necessário para a aquisição das licenças, hardware e serviços de suporte especializado. Por isso, uma grande vantagem deste formato é justamente a liberação do capital de giro, pois dispensa a necessidade de realizar um grande aporte para a compra.

Com implantação e gerenciamento simplificados, fica muito mais prático contratar um modelo de proteção personalizado, já que assim é possível dialogar com todos os tipos de negócios ou necessidades corporativas.

O nível de acompanhamento entregue por esse serviço, em um curto espaço de tempo, já assegura a qualidade operacional da empresa, fazendo da alta segurança uma realidade imediata e permanente.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Confira os próximos assuntos

O uso do PIX para fraudes

O PIX ainda nem foi lançado, mas os cibercriminosos já estão utilizando o cadastro prévio para roubar informações. Entenda como funciona e saiba prevenir seus colaboradores.