Porque sua empresa deve investir agora mesmo em Segurança da Informação

A informação desde os primórdos da humanidade sempre foi um item de extrema importância. Afinal, é através dela que grandes feitos foram e continuam a ser realizados. E no mundo dos negócios, não poderia ser diferente. A tecnologia evoluiu, e com ela os riscos também.

Atualmente, com o acesso fácil e rápido à internet, os dados da sua empresa devem ser tratados com extremo cuidado, pois eles são o ativo mais importante, e ao mesmo tempo, mais frágeis dentro da sua organização. Imagine só: perder todos os dados vitais para o seu negócio. O quanto essa perda iria afetar suas entregas ou prazos? quantos problemas isso pode lhe trazer? você conseguiria se recuperar de um episódio desses?

Na maioria das vezes, a perda de informações ocorre justamente porque a empresa não possui uma estrutura adequada para proteger seus equipamentos de TI. Mas a boa notícia, é que esses problemas podem ser facilmente evitados ao investir na segurança da informação. Leia esse artigo até o final para entender porque você deve fazer esse investimento e o quanto isso pode beneficiar sua empresa.

Mas afinal, o que é segurança da informação?

São todas as ações, mecanismos e implementações tomadas que visam proteger sistemas e dados, que tem por finalidade garantir que eles estejam acessíveis apenas para as pessoas responsáveis por eles por direito, ou às pessoas aos quais foram enviados.

A base da segurança da informação é fundamentada nos seguintes princípios:

  • Confidencialidade: garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à informação.
  • Autenticidade: permitir que os dados nascidos de determinada fonte anunciada não sofram alterações ao longo de um processo.
  • Integridade: preservar as características originais da informação e dos métodos de processamento.
  • Conformidade: garantir que o sistema siga os regulamentos, leis e normas desse tipo de processo.
  • Disponibilidade: permitir que os usuários, somente aqueles autorizados pelo proprietário da informação, possam acessá-la sempre que necessário.
  • Irretratabilidade: impossibilitar a negação da autoria de uma transação feita anteriormente.

O que fazer para garantir que seus dados estejam seguros?

A correta gestão, que garanta o máximo de segurança no seu negócio, é dividida em 3 pontos críticos, são eles:

  • Espaço Físico – Ambiente em que o hardware (computadores, servidores, meios de comunicação) estão fisicamente instalados. É preciso haver uma estrutura que ofereça proteção contra ameaças, tais como: incêndios, desabamentos, relâmpagos, alagamentos ou qualquer desastre que afete o espaço. E também, deve-se considerar a proteção do local contra usuários não autorizados.
  • Softwares – Eles são responsáveis por todo o funcionamento dos hardwares, pelas movimentações dos dados da organização e pela criptografia das senhas e mensagens. Manter os sistemas sempre atualizados e ter o hábito de gerar backups, pode livrar sua empresa de ataques ou erros.
  • Colaboradores – Esse é um dos pontos mais complexas para se gerenciar, pois está muito ligada à forma como os funcionários lidam com os incidentes de segurança, como um ataque cibernético ou a manipulação psicológica para que realizem ações ou divulguem informações confidenciais. É necessário instruir e treinar muito bem cada membro da sua equipe para que saibam lidar com qualquer eventualidade ou abordagem indevida.

3 dicas úteis para manter um bom nível de segurança da informação

Defina níveis de privilégios

Crie diferentes níveis de acesso aos dados da sua empresa, dando a cada usuário apenas o acesso às informações necessárias à função específica dele.

Mantenha seu sistema seguro

Um sistema atualizado é um sistema seguro. Então, mantenha sempre as atualizações de segurança em dia em todas as suas aplicações.

Proteja-se contra malwares

Estabeleça defesas e desenvolva uma política de segurança adequada para todas as áreas do negócio que possam ser suscetíveis à softwares maliciosos.

Não perca tempo, comece hoje mesmo a proteger seus dados!

Além de ter um ambiente seguro dentro da sua empresa, é essencial contar com parceiros que tenham a mesma preocupação com a segurança que você. Neste assunto, conte sempre com a AIM7. Não espere o pior acontecer! Invista em segurança de informação e evite que a sua empresa se torne mais um caso de negligência.

Envie uma mensagem pra gente. Deixe que nosso time de especialistas te ajudem a manter suas informações completamente seguras.

Mauricio Incelli
Mauricio Incelli
Diretor de TI na AIM7. Profissional com mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia e segurança da informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *